ENEM, perguntado por joaoguilhermeg86, 1 ano atrás

O fisioterapeuta do Núcleo de Apoio à Saúdeda Família (NASF) realiza visita domiciliar a umamulher de 52 anos, sedentária e com diagnósticode fibromialgia. A usuária relata dores difusas pelocorpo, iniciadas há um ano e meio, dificuldadespara trabalhar, crises de cefaleia, constipaçãointestinal e sono não reparador, nega uso regularde medicamento. Ao exame físico, apresenta bomestado geral, sinais vitais nos limites de normalidadepara a idade, dor à digitopressão em 12 tender pointse ausência de sinais inflamatórios articulares.Considerando o quadro descrito, o fisioterapeuta deveA acionar o assistente social da equipe paraprovidenciar benefício de seguridade sociale afastamento para tratamento de saúdemediante apresentação do diagnóstico clínico defibromialgia.B direcionar a paciente à Unidade Básica de Saúde,visando ao fornecimento de medicação indutorado sono e de analgésicos opioides.C realizar atendimentos domiciliares empregandocinesioterapia e recursos físicos, para promoveranalgesia, e massoterapia, para auxiliar norelaxamento e na adequação do sono da paciente.D orientar a paciente quanto a realização, em seudomicílio, de procedimentos simples para manejodo quadro álgico.E encaminhar a paciente ao profissional deEducação Física da equipe do NASF, prescrevendoos exercícios a serem realizados.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
6

Letra c. realizar atendimentos domiciliares empregando cinesioterapia e recursos físicos, para promover analgesia, e massoterapia, para auxiliar no relaxamento e na adequação do sono da paciente.

Diante do apresentado, é essencial que o respeito aos desejo do paciente e suas vontades sejam levadas em consideração no momento de decisão das medidas a seres tomadas.

Sendo assim, a massoterapia compreende medida fundamental, haja vista que é tanto indicada para a prevenção de doenças, quanto para a realização do relaxamento do paciente. Além disso, recursos físicos são de grande importância para promoção da analgesia.

Perguntas interessantes