Uma dificuldade quando se divide um território em paisagens naturais é que os limites dos elementos que as constituem (clima, relevo, vegetação, etc.) não são coincidentes. Outra dificuldade é que não existe uma regra geral para fazer a divisão, pois não há um elemento que determine os outros, definindo todo o conjunto. Atualmente costuma-se utilizar a expressão “domínio morfoclimático” no lugar de “paisagem natural”, sendo que o Brasil pode ser dividido em seis domínios, além das áreas de transição: Amazônico, Cerrado, Mares de Morros, Caatinga, Araucária e Pradarias. (Adaptado de VESENTINI, J. W. Brasil - sociedade e espaço: geografia do Brasil. 28aed. SP: Ática, 1998, p. 270-280.) Com base no texto e nos conhecimentos de Geografia, assinale a alternativa INCORRETA. -) Área de transição é aquela cujas espécies vegetais são singulares, não classificáveis como pertencentes a qualquer dos domínios. Assim, esse conceito serve para cobrir lacunas na divisão. -) Dentro de um domínio podem ser encontradas áreas com paisagens próprias de outro domínio, devido a fatores de exceção, como uma área de solo menos fértil ou com maior altitude. -) A estrutura geológica não é relevante na definição dos domínios, porque não há homogeneidade dessa característica dentro de cada um deles. -) A vegetação é utilizada para nomear a maioria dos domínios porque é determinada pelo relevo e pelo clima, sendo portanto uma boa síntese dos elementos morfoclimáticos do domínio. -) Os processos naturais que dão origem aos domínios morfoclimáticos são indiferentes às divisões políticas do espaço. As Pradarias, por exemplo, recobrem também parte do Uruguai e da Argentina. Resposta correta:Área de transição é aquela cujas espécies vegetais são singulares, não classificáveis como pertencentes a qualquer dos domínios. Assim, esse conceito serve para cobrir lacunas na divisão.
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
A área de transição, como o nome sugere, é composta de espécies dos domínios fronteiriços, ou seja, se encontra espécies de um e outro domínio.
A quantidade de espécies, determinando um número maior ou menor, irá depender de cada domínio, conforme a proximidade ou distância de um domínio ou outro.
Por essa razão que a alternativa INCORRETA é a “Área de transição é aquela cujas espécies vegetais são singulares, não classificáveis como pertencentes a qualquer dos domínios’, pois, como já foi elucidado acima, na área de transição as espécies são diversas – e não singulares; e podem sim ser classificadas de acordo com um ou outro domínio.
Espero ter ajudado na compreensão da questão ;)
Perguntas interessantes
Português,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Artes,
8 meses atrás
Química,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás