Uma das formas de empreendedorismo bem conhecida nos últimos anos é a franquia, pois é um formato de negócio onde suas vantagens estão sendo evidenciadas cada vez mais. Antes de você apostar em uma franquia como oportunidade de negócio, deverá analisar as vantagens e as desvantagens. É importante que você saiba da existência de duas partes que devem ser mapeadas e analisadas: o franqueador e o franqueado. Cada uma possui responsabilidades que devem ser cumpridas, para que o acordo entre os agentes seja satisfatório para a relação comercial. Elaborado pelo professor, 2021. Considerando as características necessárias para o franqueador, leia as afirmações a seguir: I. Uma de suas inúmeras vantagens é a possibilidade de aprender com as experiências de outros franqueados. II. O franqueador deve saber analisar, pois o fato do produto ser conhecido e testado é uma vantagem em relação a marcas desconhecidas. III. Uma das desvantagens para o franqueador é um potencial menor de lucro, quando existe a comparação do crescimento de franquia com uma filial. IV. A redução de custo causada pela centralização das compras, representa uma das vantagens que estão relacionadas ao franqueador
Soluções para a tarefa
Resposta:
III. Uma das desvantagens para o franqueador é um potencial menor de lucro, quando existe a comparação do crescimento de franquia com uma filial.
IV. A redução de custo causada pela centralização das compras, representa uma das vantagens que estão relacionadas ao franqueador.
Explicação:
Informações retiradas no livro na pagina 24 quadro de vantagens e desvantagens.
As franquias não possibilitam o aprendizado com outros franqueados e o produto das franquias já é testado e validade no mercado, é mais segura, mas também tem menos potencial de lucro e menos liberdade para o empreendedor (alternativa 4).
Franquias são realmente boas?
Sim, elas são uma possibilidade de abrir um negócio já validade no mercado e ter a expertise de uma equipe de profissionais que ajudaram a manter o negócio funcionando.
Porém, nem todos os empreendedores irão se adaptar a esse modelo de negócio, por exemplo, os que gostam de ter mais liberdade para gerenciar o negócio.