Uma das consequências do movimento de translação terrestre diz respeito à duração do dia. Podemos afirmar que a) o dia tem 12 horas de luz e 12 horas de escuridão ao longo de todas as latitudes, em qualquer época do ano. b) é no solstício (fenômeno que ocorre duas vezes por ano) que a noite e o dia têm igual duração em todas as latitudes. c) durante os equinócios, que ocorrem em 21 de março e 23 de setembro, temos dia e noite com igual duração (12 horas). d) uma localidade situada sob a linha do Trópico de Câncer terá seu dia mais longo no inverno. e) o advento do “horário de verão”, usado para economizar energia, é recomendado para qualquer latitude.
Soluções para a tarefa
Considerando o movimento de translação da Terra, temos que a afirmativa correta é a letra c) durante os equinócios, que ocorrem em 21 de março e 23 de setembro, temos dia e noite com igual duração (12 horas)..
O movimento denominado de translação é aquele que é realizado por um objeto que vai de um ponto a outro ponto. Envolve um deslocamento em sentido paralelo, através de uma linha reta. O movimento de translação da Terra ao redor do sol é o que dá origem ao ano.
Visto que envolve o movimento que resulta da volta completa do planeta Terra ao redor do Sol, sua duração é de cerca de 365 dias e seis horas. Essas horas a mais são agrupadas em um dia a cada quatro anos, dando origem ao ano bissexto.
Outros movimentos que o planeta Terra pode realizar é a rotação e a precessão.
No equinócio, os dias e noites têm a mesma duração. Ou seja, o dia possui a mesma duração da noite, sendo primavera no hemisfério Sul e outono no hemisfério Norte, e vice-versa.
Saiba mais sobre o movimento de translação em: brainly.com.br/tarefa/13544099
Bons estudos!