Biologia, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

Uma criança do sexo masculino, que acaba de nascer, tem como pai um individuo que apresenta hemofilia e é normal com relação ao daltonismo. Sua mãe é portadora do gene para o daltonismo, mas não para o gene da hemofilia. Quanto a essa criança, qual a probabilidade de ser hemofilica e/ou daltonica?

Me ajudem, por favor!

Soluções para a tarefa

Respondido por BeatrizAlmeidaF
13
Hemofilia: gene ligado ao sexo, ligado ao cromossomo X
Daltonismo: genes alelos (aa)

Sexo Masculino: recebe um cromossomo "X" da mãe, e um cromossomo "Y" do pai. 
Cromossomos "Y" NUNCA são genes portadores. Logo a Hemofilia do pai está do cromossomo X que não será passado para seu filho. a probabilidade do filho  nascer com hemofilia é 0, já que a mãe não possui gene.
Quanto ao daltonismo o pai é normal, mas isso não impede que ele seja portador do gene, já que o o daltonismo só se expressa quando se tem um par de genes recessivos em homozigose. Se o pai for portador de um gene inibido pelo gene dominante "A" que não se sabe, pois não se há informações sobre a família deste  pai. Mas se o pai tiver este gene recessivo inibido, a probabilidade deste menino nascer com daltonismo é: ele tem 1\4 de chances, ou 25%. Se o pai não for portador do Gene de Daltonismo essa criança não nascerá daltônica, apenas portadora do gene como a mãe 
Perguntas interessantes