ENEM, perguntado por vivimartello6414, 10 meses atrás

Uma criança de seis anos de idade foi encaminhadapara avaliação psicológica com queixas dedificuldades escolares. Ela tem tido dificuldadede prestar atenção, é bastante agitada, fala muitocom os colegas durante as aulas, se distrai comfacilidade e tem dificuldade de atender os limitesestabelecidos pela professora. A criança teve umdesenvolvimento motor e da linguagem típico dascrianças da sua idade. Não há queixas anteriores deaspectos ligados ao desenvolvimento.Diante desse quadro, analise os resultados deavaliações ou observações do cotidiano da criançaapresentados nas situações a seguir.I. Em uma avaliação aplicada por meio de umabateria de testes cognifivos, a criança obteveum resultado global equivalente a percentil14 comparado com outras crianças de suaidade, caracterizando um déficit cognitivoacentuado.II. Em avaliação aplicada por meio de umabateria de testes neuropsicológicos, a criançaobteve os seguintes resultados em percentis:memória de trabalho — P22, velocidade deprocessamento — P12, controle inibitório— P14 e teste de vocabulário por imagens(nomeação de figuras) — P48.III. Com a recente mudança de escola, cuja rotinaé bastante diferente da anterior, com regrasmais rígidas do que aquelas às quais elaestava acostumada, a criança reclama não tergostado dos métodos da nova professora.As dificuldades apresentadas pela criança podem serjustificadas pela(s) situação(ões) descrita(s) em@ I, apenas.@ III, apenas.O I e II, apenas.O II e III, apenas.O I, II e III.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
1

O diagnóstico de crianças em fase escolar é fundamental, e deve ser feito sem que sejam tomadas decisões precipitadas.

I. Em uma avaliação aplicada por meio de uma bateria de testes cognitivos, a criança obteve um resultado global equivalente a percentil 14 comparado com outras crianças de sua idade, caracterizando um déficit cognitivo acentuado.

É falso. Uma análise da própria questão deixa claro que a criança teve um desenvolvimento cognitivo semelhante ao das outras crianças de sua idade.

II. Em avaliação aplicada por meio de uma bateria de testes neuropsicológicos, a criança obteve os seguintes resultados em percentis: memória de trabalho — P22, velocidade de processamento — P12, controle inibitório— P14 e teste de vocabulário por imagens (nomeação de figuras) — P48.

Correto. Vê-se que, pela situação descrita, os percentis apontados podem ser realmente os da criança em questão, dados os números de controle inibitório, por exemplo.

III. Com a recente mudança de escola, cuja rotina é bastante diferente da anterior, com regras mais rígidas do que aquelas às quais ela estava acostumada, a criança reclama não ter gostado dos métodos da nova professora.

Correto. É possível que esta criança não tenha se adaptado ao modelo adotado na escola nova, o que pode explicar o porquê de ela não se relacionar normalmente com as regras novas.

Estão corretas, portanto, de acordo com a alternativa D) II e III, apenas.

Perguntas interessantes