ENEM, perguntado por Kastelli31151, 10 meses atrás

Uma criança com 6 meses de idade é atendida noPronto Socorro por ter iniciado, há 2 dias, quadrode tosse produtiva e desconforto respiratórioprogressivo nas últimas 24 horas. A mãe relata quea criança nasceu prematura de 30 semanas, tendopermanecido internada por 30 dias e recebeuas doses de vacina preconizadas para a idade. A mãeinforma, ainda, que a lactente não está conseguindosugar o seio materno, embora reaja a estímulos.Ao exame clínico observa-se: temperaturaaxilar = 38,8 oC; frequência respiratória (FR) = 60 irpm;frequência cardíaca (FC) = 130 bpm; tiragemintercostal e retração de fúrcula; sibilos expiratóriosdifusos; saturação de oxigênio = 96%. A radiografiamostra hiperinsuflação pulmonar, sem condensações.Nesse caso clínico, o diagnóstico e condutaterapêutica recomendada são, respectivamente,A bronquiolite, devendo-se iniciar tratamentoimediato da criança em regime de internaçãohospitalar.B traqueobronquite, devendo a criança sermedicada com antibióticos e liberada para casa.C traqueobronquite, sendo necessáriaoxigenoterapia urgente e internação imediataem UTI.D bronquiolite, devendo a criança ser submetidaa terapia de resgate com broncodilatador e serreavaliada em 24 horas.E epiglotite, devendo a criança receberantibioticoterapia específica e ser liberadapara casa.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por Joselittle
0

Alternativa A.

Bronquiolite, devendo-se iniciar tratamento  imediato da criança em regime de internação  hospitalar.

Bronquiolite é uma infecção infantil comum, causada por um vírus, sendo o mais comum o vírus sincicial respiratório. Num quadro de bronquiolite ocorre o inchaço e acúmulo de muco nos bronquíolos, que são um tipo de passagem de ar presente nos pulmões, derivadas dos brônquios.

O bebê acometido por bronquiolite sente dificuldade para respirar e, consequentemente, não consegue fazer a movimentação necessária para a mamada sem que fique sem ar.

Espero ter ajudado, bons estudos.

Perguntas interessantes