Uma auto elétrica realiza, em média, a troca de 100 baterias de carros por dia. Essas baterias são adquiridas de um fornecedor de fora do estado, que demora 7 dias para entregar o produto, contados a partir do dia em que o pedido é emitido. O proprietário da auto elétrica deseja manter como estoque de segurança o suficiente para cobrir 4 dias de serviço, considerando a instabilidade do serviço de transporte no período (transportadores e motoristas ameaçam entrar em greve em função do preço do combustível). Qual deverá ser o ponto de pedido para essas baterias?
Soluções para a tarefa
Caso seja seja possível o proprietário da auto elétrica efetuar encomendas diárias este deverá encomendar 4*100+100, ou seja, 500 baterias, que corresponde a 4 dias de estoque, mais as baterias a gastar no dia em questão.
Posteriormente ele deverá efetuar uma encomenda diária do valor correspondete às baterias utilizadas no dia. Assim terá sempre as baterias correspondentes a 4 dias (400 baterias) em estoque e, diariamente chegará uma encomenda com as baterias gastas.
No entanto, para proceder desta forma deverão ser analisados outros factores, nomeadamente os custos relacionados com a encomenda. Poderá ser mais vantajoso, monetariamente, efetuar encomendas de quantidades superiores. Por outro lado, este custo de encomenda deverá ser comparado com o custo de estocagem.