Um trabalhador parte todo dia da sua casa para o serviço, percorrendo uma distância igual a 10 km. Sua casa encontra-se em uma esquina entre as ruas 1 e 2. Para construir um mapa do caminho de casa para o serviço utilizando o sistema de coordenadas cartesianas, o trabalhador considera a esquina como a origem desse plano, a rua 1 como ordenada e a rua 2 como abscissa. Percorrendo sempre caminhos em linha reta, o trabalhador sai de sua casa e segue por 2 km pela rua 2 no sentido positivo do respectivo eixo, dobra 90º à direita, percorrendo mais 4 km, e, por fim, dobra novamente 90º à direita, percorrendo o restante do caminho até chegar ao trabalho. Ao fazer o mapa, a coordenada que representa o local de trabalho será a) (–4, –2). B) (–2, –4). C) (4, –2). D) (4, 2). E) (2, 4)
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A coordenada que representa o local de trabalho será (- 2, - 4), sendo a letra "B" a alternativa correta.
Plano cartesiano
O plano cartesiano é um objeto matemático que visa organizar informações de coordenadas de um objeto, em duas dimensões, chamadas de coordenadas cartesianas.
Para determinarmos qual a coordenada que esse trabalhador se encontra, após chegar ao seu trabalho, temos que adotar que a sua casa se encontra na origem, ou seja, na coordenada (0, 0).
- Temos que ele vai para a direita no ponto (0, 2).
- O trabalhador vira 90º à direita, percorrendo mais 4 km:
- Ao virar a direita, ele vai pelo eixo y negativo, chegando ao ponto (2, - 4).
- Ao fim, vira novamente 90º à direita, terminando o restante do caminho:
- Dobrando a direita novamente, ele anda para o sentido do eixo x negativo os 4 km restantes, logo chegará no ponto (- 2,- 4).
Aprenda mais sobre plano cartesiano aqui:
brainly.com.br/tarefa/24834363
#SPJ4
Perguntas interessantes
História,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Geografia,
5 meses atrás
Português,
11 meses atrás
Inglês,
11 meses atrás