Um texto sobre realismo
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O Realismo é uma estética do século XIX que defende a objetividade, a moderação do sentimentalismo e a visão científica, opondo-se ao Romantismo.
Após a efervescência literária romântica, houve retorno ao pensamento científico do Renascimento.
O realismo surge na França e de lá se espalha. Em Portugal, o Realismo ficou marcado pela Questão Coimbrã – desavença (publicada em jornal em 1865) entre novos escritores, acusados de “exibicionistas e propositada obscuridade”, e escritores mais velhos. Desse grupo de novos escritores faziam parte Antero de Quental, Eça de Queirós e Teófilo Braga. Antero defendia a independência artística dos novos autores. O grupo envolvido na Questão Coimbrã se reuniu nas Conferências democráticas que pretendiam reformar as letras lusitanas com algumas propostas como ligar Portugal ao movimento moderno da Europa e tratar de questões da Filosofia e da Ciência moderna, além de estudar a condições políticas, econômica e religiosa da sociedade portuguesa: primórdios dos fundamentos realistas. Como marco literário da estética, temos o ano de 1871, quando Eça de Queirós discursa sobre o Realismo como nova expressão de arte.
Dentre as características da literatura dessa época temos o gosto pelo progresso da ciência em reação ao convencionalismo amoroso dos românticos. Nomes como o químico Berthelot, o biologista Pasteur e o naturalista Charles Darwin, criador da teoria evolucionista (o darwinismo é uma das características dessa estética). Há a aplicação de grandes descobertas da ciência à vida social. A nova estética encontrou amparo na ciência que muito modificou a sociedade com a revolução tecnológica: telégrafos, locomotivas, máquinas a vapor, luz elétrica, o telefone de Graham Bell; todas essas mudanças atribuíram um olhar mais científico à literatura. A base filosófica tem justamente esse apelo científico: a teoria positivista de Auguste Comte que defende a sistematização dos eventos sociais como nas ciências exatas, ou seja, a observação da sociedade segundo métodos científicos. Assim, defende a observação objetiva dos fenômenos sociais – a sociologia ganhou grande destaque nesse período.
Após a efervescência literária romântica, houve retorno ao pensamento científico do Renascimento.
O realismo surge na França e de lá se espalha. Em Portugal, o Realismo ficou marcado pela Questão Coimbrã – desavença (publicada em jornal em 1865) entre novos escritores, acusados de “exibicionistas e propositada obscuridade”, e escritores mais velhos. Desse grupo de novos escritores faziam parte Antero de Quental, Eça de Queirós e Teófilo Braga. Antero defendia a independência artística dos novos autores. O grupo envolvido na Questão Coimbrã se reuniu nas Conferências democráticas que pretendiam reformar as letras lusitanas com algumas propostas como ligar Portugal ao movimento moderno da Europa e tratar de questões da Filosofia e da Ciência moderna, além de estudar a condições políticas, econômica e religiosa da sociedade portuguesa: primórdios dos fundamentos realistas. Como marco literário da estética, temos o ano de 1871, quando Eça de Queirós discursa sobre o Realismo como nova expressão de arte.
Dentre as características da literatura dessa época temos o gosto pelo progresso da ciência em reação ao convencionalismo amoroso dos românticos. Nomes como o químico Berthelot, o biologista Pasteur e o naturalista Charles Darwin, criador da teoria evolucionista (o darwinismo é uma das características dessa estética). Há a aplicação de grandes descobertas da ciência à vida social. A nova estética encontrou amparo na ciência que muito modificou a sociedade com a revolução tecnológica: telégrafos, locomotivas, máquinas a vapor, luz elétrica, o telefone de Graham Bell; todas essas mudanças atribuíram um olhar mais científico à literatura. A base filosófica tem justamente esse apelo científico: a teoria positivista de Auguste Comte que defende a sistematização dos eventos sociais como nas ciências exatas, ou seja, a observação da sociedade segundo métodos científicos. Assim, defende a observação objetiva dos fenômenos sociais – a sociologia ganhou grande destaque nesse período.
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Resposta:
defende a sistematização dos eventos sociais
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