um resumo sob a escravidão no brasil
a abolição da escravatura
o ano em que foi inventada a palavra racismo
3 maiores acontecimentos de racismo na historia(resumo)
Soluções para a tarefa
Resposta:
escravidão no brasil:
A escravidão no Brasil começou desde o seu descobrimento quando os brancos decidiram tentar escravizar os índios, que por sua vez conseguiram fugir por estar em suas casas e conhecerem o local melhor que eles. Quando os portugueses perceberam isso, começaram a oferecer bugigangas em troca do trabalho deles.
Em meados do século XVI os portugueses viram a necessidade de ter obter uma mão de obra barata e forte e começaram a utilizar os negros africanos trazidos de suas colônias, para serem usados como escravos na produção de açúcar do nordeste brasileiro.
a abolição da escravatura:
A abolição do trabalho escravo ocorreu por meio da Lei Áurea, aprovada no dia 13 de maio de 1888 com a assinatura da regente do Brasil, a princesa Isabel. A abolição da escravatura foi a conclusão de uma campanha popular que pressionou o Império para que a instituição da escravidão fosse abolida de nosso país.
o ano em que foi inventada a palavra racismo:
A mais antiga menção conhecida surgiu na revista francesa Revue Blanche em 1902, num artigo assinado por A. Maybon, como racisme. Em inglês, a palavra racism desembarcou em 1936, empurrada pela necessidade de nomear as políticas que o nazismo aplicava então na Alemanha.
3 maiores acontecimentos de racismo na historia(resumo):
1 - São Paulo – Na última quinta-feira, a rede de lojas de departamento Riachuelo foi alvo de denúncias por racismo, ao publicar uma campanha em que uma mulher negra servia uma branca. Porém, este não foi o primeiro caso. Marcas como Nivea, Dove, Bombril e Microsoft já protagonizaram episódios assim e tiveram que se desculpar perante aos consumidores. Relembre, a seguir, outras campanhas acusadas de promover o racismo
2 - A Riachuelo causou polêmica nas redes na tarde de ontem ao divulgar a campanha para o Dia Internacional da Mulher. Nela, uma mulher negra serve uma branca. Com o conceito “O dia da mulher brasileira”, o filme de trinta segundos traz uma modelo branca como principal, seguida dos braços, mãos e sombras de uma mulher negra colocando acessórios da Riachuelo - como colares e sapatos - nela. A reação dos internautas nas redes sociais foi tão negativa que a marca retirou o vídeo da campanha do Youtube horas após a publicação.
3 - Em 2009, a Microsoft pediu desculpas publicamente ao ter o nome de sua marca envolvida em uma denúncia de racismo. Ao publicar uma campanha global, a marca utilizou três modelos, sendo um deles negro. A polêmica foi gerada porque, apesar de ter âmbito mundial, a empresa de softwares substituiu o personagem negro por um branco para divulgar a peça na Polônia. A troca, no entanto, ocorreu apenas no rosto dos personagens, pois as roupas e as mãos permaneceram as mesmas, o que gerou comentários negativos por parte dos internautas que perceberam a gafe.