Um projétil é lançado obliquamente de um canhão, atingindo um alcance igual a 1000 m no plano horizontal que contém a boca do canhão. Nesse canhão, o projétil parte do repouso executando um movimento uniformemente variado dentro do tubo até sair pela boca do canhão. Ademais, a medida que o projétil se desloca no interior do tubo, ele executa um movimento uniformemente variado de rotação, coaxial ao tubo. Tendo sido o projétil rotacionado de 1 rad durante seu deslocamento dentro do canhão, sua aceleração angular, em rad/s2 , ao deixar o canhão é: Dados: ângulo do tubo do canhão em relação à horizontal: 45°; comprimento do tubo: 2 m; aceleração da gravidade: g = 10 m/s2 Consideração: despreze a resistência do ar.
Soluções para a tarefa
Olá!
Do enunciado temos que:
- O alcance do prjetil = 1000 m.
- ângulo do tubo do canhão em relação à horizontal = 45º
- comprimento do tubo = 2 m
- aceleração da gravidade = g = 10 m/s²
- despreze a resistência do ar.
Primeiro temso que calcular os componentes da velocidade nos eixo, sabendo que temos um ângulo de 45º, e a força de gravidade atuando no meio da trajetoria.
Assim no eixo horizontal é:
no eixo vertical é:
Por tanto igualando as equações temos que:
Agora vamos a calcular o movimento uniformemente variado dentro do tubo até sair pela boca do canhão:
Agora a partir da velocidade podemos calcular o tempo:
Finalmente podemos determinar o movimento de rotação, lembrando que o projétil é rotacionado de 1 rad durante seu deslocamento dentro do canhão: