Um paciente do sexo masculino de 76 anos de idade, com síndrome isquêmica crônica de membrosinferiores, é admitido com gangrena de pé esquerdo. Após avaliação, o cirurgião recomenda a amputaçãoabaixo do joelho. O paciente decide que não realizaria o procedimento e informa: "Já vivi o suficiente edesejo morrer com meu corpo intacto". Seu médico, que o acompanha há 15 anos, acha que ele vem ficandoum pouco deprimido.Que decisão médica seria mais adequada nesse caso?A É um paciente idoso, com mais de 70 anos, devendo a decisão ser tomada por seus familiares diretos.B É necessário, tanto do ponto de vista legal, quanto ético, a obtenção do consentimento do paciente, parainstituir tratamento.C É uma decisão médica que pode salvar a vida do paciente, portanto o médico pode realizar a amputaçãoapesar da negativa do paciente.D É uma avaliação objetiva, podendo ser utilizada uma escala como o Mini Mental, quando valores inferioresa 15 indicam capacidade do paciente de tomar decisões.E É permitido ao paciente competente tomar uma decisão voluntária, entretanto, a determinação doquanto o paciente é competente deve ser intrínseca da relação médico-paciente, com a prevalência dapresunção de incompetência
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Alternativa B está correta!
1) Para responder esse problema, devemos levar em consideração o estado físico e mental do pacientes, uma vez que o mesmo encontra-se debilitado e deprimido. Contudo, existe leis que devem ser respeitadas e levadas em consideração em qualquer ação realizada tanto pelo médico, quanto pelo paciente.
2) Assim, com base nas alternativas de resposta dadas pelo problema, é necessário, tanto do ponto de vista legal, quanto ético, a obtenção do consentimento do paciente, para instituir tratamento, ou seja, instruir ou estabelecer qualquer ação a ser relaizada pelo médico e decidida pelo paciente.
Perguntas interessantes
Artes,
9 meses atrás
Biologia,
9 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás