Um operário desenrola o arame, um outro o endireita, um terceiro o corta, um quarto faz as pontas, um quinto o afia nas pontas para a colocação da cabeça do alfinete; para fazer uma cabeça de alfinete requerem-se 3 ou 4 operações diferentes; montar a cabeça já é uma atividade diferente, e alvejar os alfinetes é outra; a própria embalagem dos alfinetes também constitui uma atividade independente. Assim, a importante atividade de fabricar um alfinete está dividida em aproximadamente 18 operações distintas [...]. Vi uma pequena manufatura desse tipo, com apenas dez empregados, e na qual cada um desses executavam 2 ou 3 operações diferentes. Mas, embora não fossem muito hábeis, e portanto não estivessem particularmente treinados para o uso das máquinas [...] essas 10 pessoas conseguiam produzir entre elas mais do que 48 mil alfinetes por dia, [...] cada uma produzia 4.800 alfinetes diariamente [...]: com certeza não conseguiria produzir a 240ª parte, e talvez nem mesmo a 4800ª parte daquilo que são capazes de produzir, em virtude da adequada divisão do trabalho e combinação de suas diferentes operações.
SMITH, Adam. A Riqueza das Nações. Investigação sobre a sua Natureza e suas Causas. Vol. I.
São Paulo: Nova Cultural, 1985.
O texto auxilia na compreensão de aspectos importantes da Revolução Industrial do final do século XVIII, tais como o(a):
A
falta de especialização do trabalhador resultante do aumento da rapidez no processo de produção.
B
o aumento da produtividade de mercadorias resultante do aprimoramento da divisão do trabalho.
C
melhoria nas relações de trabalho, que imediatamente garantiram direitos básicos ao operariado nas fábricas.
D
desistência de aplicação do sistema de fábrica por parte dos proprietários das indústrias, pois prejudicava a produção e o trabalhador.
Soluções para a tarefa
Resposta:
B) o aumento da produtividade de mercadorias resultante do aprimoramento da divisão do trabalho.
Explicação:
Quando falamos em Revolução Industrial do final do século XVIII, estamos falando da Primeira Revolução Industrial, que introduziu os primeiros processos industriais de produção e colocou em prática a divisão do trabalho para aumentar a produtividade, justamente o que diz a letra B.
As outras alternativas estão erradas porque:
A) na verdade, o que foi visto nesse período foi uma especialização do trabalhador, já que ele começou a trabalhar em somente um processo, se tornando muito bom naquilo e aumentando a rapidez do processo.
C) as condições de trabalho eram péssimas, eles não tinham nem direitos básicos, a carga-horária era exaustiva (cerca de 80 horas semanais) e ganhavam praticamente nada, muitos adquiriam doenças da situação de trabalho e, também, do esforço repetitivo, já que faziam a mesma coisa por muitas horas seguidas sem descanso. Sem falar que crianças também trabalhavam, tinham até cargos que somente crianças podiam trabalhar porque, como eram menores, conseguiam acessar locais que adultos não conseguiam.
D) essa é a mais absurda, a revolução industrial foi justamente a aplicação do sistema de fábricas sem se preocupar com o trabalhador, apenas visando lucro.