Um mesmo fenômeno pode ser observado de diferentes maneiras e em diferentes campos de conhecimento. Isso também ocorre com a psicologia. Existem diversas formas dessa ciência analisar uma pessoa ou uma situação. Analise o que Bock, Furtado e Teixeira (2001) escrevem: [...] os fenômenos psicológicos são tão diversos, que não podem ser acessíveis ao mesmo nível de observação e, portanto, não podem ser sujeitos aos mesmos padrões de descrição, medida, controle e interpretação. O objeto da Psicologia deveria ser aquele que reunisse condições de aglutinar uma ampla variedade de fenômenos psicológicos. Ao estabelecer o padrão de descrição, medida, controle e interpretação, o psicólogo está também estabelecendo um determinado critério de seleção dos fenômenos psicológicos e assim definindo um objeto. Esta situação leva-nos a questionar a caracterização da Psicologia como ciência e a postular que no momento não existe uma psicologia, mas Ciências psicológicas embrionárias e em desenvolvimento (p. 22). Diante do exposto, compare e explique como duas das teorias psicológicas compreendem o caráter social da constituição humana.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
Para a teoria comportamental a aprendizagem nasce através do reflexo do comportamento do indivíduo.
Explicação:
Ou seja, para ser mais exato, ela surge a partir de estímulos e a tentativa e erro, que fornece ao indivíduo a obtenção das respostas para as diversas problemáticas que o ronda.
Além disso, vemos que a fonte do conhecimento humano é externa, e, pode ser buscada através do senso comum ou do processo de aprendizagem.
Perguntas interessantes