Um exemplo da questão indígena na "Expansão para o Oeste" pode ser observado na "Lei de remoção dos índios": A Lei de remoção dos índios "previa o deslocamento das comunidades indígenas de seus territórios tradicionais para a região de Oklahoma, onde deveriam se estabelecer em uma reserva determinada pelo governo. Os indígenas foram forçados a marchar para lá e, nessa viagem, ao longo de mil e quinhentos quilômetros, milhares de índios morreram de frio, fome, doenças, na jornada que ficaria conhecida como ‘trilha das lágrimas’. Em 1839, outras tantas nações indígenas (como a choctaw, a creek e a chickasaw) foram levadas à força para o Oeste com aprovação do governo federal. Essa remoção abriu cerca de cem milhões de acres de terras férteis para a agricultura dos brancos. Ao mesmo tempo, condenou milhares de nativos à morte, na viagem ou já nas reservas (onde não se adaptavam bem e estavam sujeitos à desnutrição e doenças), varrendo-os da história americana. As tribos resistentes foram combatidas e várias dizimadas." A partir do excerto, faça uma síntese dos principais aspectos abordados pela Lei de remoção dos índios e trace um paralelo com a situação dos indígenas brasileiros, considerando os seguintes aspectos: como foi tratada a "questão indígena" no Brasil na época da colonização? Como essa questão é vista hoje no que se refere às reservas indígenas?
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Podemos afirmar que a questão indígena no Brasil possui aspectos diferentes a depender do contexto em que se insere.
Durante o período colonial, a questão era tratada através do incutimento da cultura Européia e da formação de aldeiamentos coordenados por jesuítas, que catequizavam os índios.
Em geral, hoje, o problema indígena ainda é bastante complexo, e envolve problemáticas como a defesa de terras e reservas e a dificuldade em garantir os direitos mais básicos.
Espero ter ajudado, bons estudos.
Perguntas interessantes