Em novembro de 2009, diversos países enviaram representantes para participar da Conferência de Mudanças Climáticas da ONU, com o intuito de obter um novo acordo sobre redução de gases do efeito estufa, após o vencimento do Protocolo de Kyoto, em 2012. Leia um trecho do documento convocatório. A queima de combustíveis fósseis praticamente quintuplicou desde 1950 e o quinto mais rico da população mundial consome cerca de 53% do total. As emissões de dióxido de carbono per capita correspondem a 21 toneladas por ano nos Estados Unidos, em comparação às três toneladas na China. O quinto mais pobre da população mundial, responsável só por 3% das emissões de dióxido de carbono, vive em regiões baixas, mais vulneráveis ao nível cada vez mais alto do mar, fenômeno que está associado ao aquecimento global da atmosfera. Com o aumento de um metro de nível do mar, Bangladesh perderia 17% da sua superfície, o Egito perderia 12% e, consequentemente, 7 milhões de egípcios perderiam seus lares. Grande parte da superfície terrestre de pequenos países insulares, como as Maldivas e o Tuvalu, desapareceria sob as ondas. (Conferência Mundial de Mudança Climática. Copenhague, 2009, p. 39.) De acordo com o texto, o aumento do volume de águas nos oceanos provocará redução territorial em países situados em regiões baixas, resultando em problemas de ordem social e econômica. redução da área de alguns países situados em regiões baixas, porém sem alterações em seu sistema produtivo. redução territorial em Bangladesh, Egito e alguns pequenos países insulares, sem interferência em seus sistemas produtivos. aumento do nível dos oceanos de forma generalizada, afetando de forma mais os países ricos. aumento emissão de CO 2 em virtude da diminuição territorial em países mais pobres.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
redução territorial em países situados em regiões baixas, resultando em problemas de ordem social e econômica.
O aumento do volume de águas nos oceanos provocará redução territorial, como tratado nas conferências mundiais acima, será capaz de desenvolver um processo de redução territorial em países que apresentam regiões baixas.
Estas consequências serão extremamente catastróficas, já que afetarão toda a atividade de agricultura e marítima, resultando em problemas de ordem social e econômica.
Perguntas interessantes