Um estudo de uma empresa de consultoria americanamostra que sete em cada dez empresários do mundobuscam alguma iniciativa de colaboração com outrasempresas. O alvo preferencial são companhias com asquais já existe algum tipo de relacionamento, comofornecedores e clientes. "São vários os motivos paraparcerias, desde a necessidade de adquirir conhecimentoem áreas novas até simplesmente cortar custos",afirma o responsável pela pesquisa. Assim, para ganharcompetitividade, muitas empresas passaram a ver maisvantagens do que problemas em dividir informaçõesestratégicas. É cada vez maior o número de empresas quecriam projetos em conjunto para dividir custos e riscos.A parceria pode ser entre concorrentes ou entreempresas de mercados totalmente distintos, como nosmodelos que seguem.Modelo I - Para abrir mercados: o custo de chegar a umanova região pode inviabilizar a investida. Convidar outraempresa ajuda a dividir os custos.Modelo II - Para cortar custos: empresas gastam muitocom atividades que não são sua especialidade, comotransporte. Aliar-se a um especialista pode ser uma saída.Modelo III - Para inovar: projetos de inovação são caros eincertos por natureza. Para reduzir os custos, cada vez maisempresas criam projetos para prospectar novas tecnologias.Considere a seguinte situação hipotética.Três fabricantes de produtos distintos — uma de adereçose utilidades femininos; outra de meias para mulheres elingeries; e uma terceira de produtos diversos com designnão convencional —, atuantes de maneira isolada pormeio de lojas próprias e franquias em cidades com maisde 500 mil habitantes, conceberam uma nova proposta deloja para cidades com até 250 mil habitantes, caracterizadapela venda conjunta dos itens das três marcas.De acordo com a proposta de modelos de parceriaapresentada pela empresa de consultoria americana, asituação descrita acima enquadra-se no(s) modelo(s)A I, apenas.B III, apenas.C I e II, apenas.D II e III, apenas.E I, II e III
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A resposta correta é a letra a)
Compartilhar as informações da empresa é simplesmente garantir a efetividade dos processos da mesma. Tendo em vista que, a partir do momento que os dados são gerenciados de forma coletiva, o time tende a conseguir coordenar melhor as suas ações, e isso irá promover os resultados positivos no empreendimento.
Vale lembrar que, essa prática tende a permitir o profissional esteja ciente do que está acontecendo e que ele poderá contribuir para o sucesso das atividades.
Isso deve acontecer com boa circulação da informação.
Bons estudos!
Perguntas interessantes
Geografia,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Português,
11 meses atrás
Física,
1 ano atrás