Um eqüino adulto começou a apresentar quadro clínico de prostração e perda de apetite. Dois dias após, o médicoveterinário constatou taquipnéia e temperatura retal de 40,6 °C. O sangue foi colhido para a realização de exameslaboratoriais, sendo que o teste de imunodifusão em gel de ágar (teste de Coggins) foi positivo, considerando-se,portanto, o animal acometido pela anemia infecciosa eqüina (AIE). Tendo em vista que o animal habita uma região quenão é de alto risco de ocorrência de AIE, de acordo com Instrução Normativa do Ministério da Agricultura, Pecuária eAbastecimento para esta enfermidade, o procedimento correto é o de(A) manter o animal isolado durante 15 dias e, após este período, repetir o teste de Coggins, quando então, seconfirmada a positividade, deve-se proceder à eutanásia.(B) manter o animal isolado durante 30 dias e, após este período, repetir o teste de Coggins, quando então, seconfirmada a positividade, deve-se vaciná-lo com vacina inativada.(C) manter o animal isolado durante 15 dias e, após este período, repetir o teste de Coggins, quando então, seconfirmada a positividade, deve-se vaciná-lo com vacina viva.(D) iniciar, imediatamente após o resultado do primeiro teste laboratorial, tratamento com quinolonas durante 15 diasininterruptos.(E) iniciar, imediatamente após a confirmação do segundo teste laboratorial, tratamento com quinolonas durante 15 diasininterruptos.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
A alternativa A) apresenta o procedimento correto a ser seguido pelo veterinário.
O animal deve ser isolado dos demais por 15 dias, e deverá ser testado de novo, caso dê positivo, a eutanásia deve ser feita.
A anemia infecciosa equina é uma doença viral causada por retrovírus, não existe cura para essa doença, e ela pode simplesmente contaminar os outros animais.
O animal com AIE deve ser sacrificado e deve ser queimado bem longe dos demais animais para evitar a contaminação.
Espero ter ajudado!
Respondido por
5
Resposta:
manter o animal isolado durante 15 dias e, após este período, repetir o teste de Coggins, quando então, se confirmada a positividade, deve-se proceder à eutanásia.
Explicação:
Corrigido DNM
Perguntas interessantes