O manejo do rebanho bovino, com aptidão de corte, costuma ser extensivo. Portanto, a detecção do estro é mais difícildo que no rebanho leiteiro, além do que, a presença do bezerro ao pé da vaca e as influências sazonais podem deprimirou bloquear a ciclicidade destes animais. Estes fatores contribuem para a ocorrência de maior intervalo entre partos,especialmente quando se utiliza estação de monta. Se as vacas não retornarem à atividade ovariana dentro da estaçãode monta, deixarão de conceber e serão descartadas. Com o intuito de melhorar este panorama, muitas propriedadesoptam por utilizar a inseminação artificial (IA), mas nem sempre obtêm os resultados esperados.Tendo em vista o panorama descrito, responda:a) Qual é o principal fator que contribui para o insucesso da IA em vacas cíclicas? b) Que técnica de controle reprodutivo pode ser associada à IA para melhorar sua eficiência? c) Cite pelo menos três vantagens que a IA pode trazer para a criação de vacas de corte, em relação à monta natural.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
a) O insucesso da IA em vacas cíclicas é atribuído a falha na detecção do estro e também a inseminação artificial em momentos indevidos em relação à ovulação da fêmea em idade reprodutiva.
b) A técnica de controle reprodutivo pode ser associada à IA de forma a elevar sua eficiência é a sincronização dos estros associada à IA.
Tal fator possibilitaria a concentrar o número de vacas em cio e com isso, reduziria o tempo gasto com a observação de cios facilita o uso de IA em condições de manejo de forma intensiva.
c) As vantagens da IA em relação à monta natural, são os seguintes:
- redução da quantidade de touros,
- o aumento do valor genético do rebanho,
- a uniformização da produção de bezerros e
- a redução dos riscos de difusão de doenças sexualmente transmissíveis.
Perguntas interessantes