A icterícia caracteriza-se pelo acúmulo de bilirrubina no plasma sangüíneo e nos tecidos. A quantidade de bilirrubinasuficiente para causar a icterícia varia entre as espécies. É possível que o animal apresente concentração elevada debilirrubina no sangue antes mesmo da icterícia ser clinicamente detectável. Considerando que a ocorrência de animaiscom icterícia é freqüente na prática clínica veterinária, responda:a) Qual é a manifestação clínica mais evidente de icterícia? b) Com o objetivo de estabelecer a origem da icterícia, cite os meios semiológicos que devem ser utilizados durante oexame físico do animal. c) Considerando o mecanismo de instalação do processo, classifique e caracterize as icterícias. d) Quais exames laboratoriais devem ser realizados para definir o tipo de icterícia presente e, conseqüentemente, suaorigem?
#ENADE
Soluções para a tarefa
a) Olhos amarelados e perda de peso.
b) Os meios semiológicos seriam a inspeção dos olhos do animal, exame de sangue e urina e também verificação das mucosas do animal.
c) Os tipos são as icterícias podem ser classificados como: icterícias hemolíticas ou pré-hepáticas, icterícias tóxico-infecciosas ou hepato- celulares e icterícias obstrutivas ou pós-hepáticas
d) Exame de sangue do animal.
1) Primeiramente devemos entender que a icterícia é manifestação clínica de diversas doenças hepáticas e não hepáticas. Esse problema pode refletir com perturbações na produção, no metabolismo e na excreção das bilirrubina pelo corpo humano ou animal.
2) Assim, considerando animais com icterícia teremos:
a) Qual é a manifestação clínica mais evidente de icterícia?
Olhos amarelados e perda de peso.
b) Com o objetivo de estabelecer a origem da icterícia, cite os meios semiológicos que devem ser utilizados durante oexame físico do animal.
Os meios semiológicos seriam a inspeção dos olhos do animal, exame de sangue e urina e também verificação das mucosas do animal.
c) Considerando o mecanismo de instalação do processo, classifique e caracterize as icterícias.
Os tipos são as icterícias podem ser classificados como: icterícias hemolíticas ou pré-hepáticas, icterícias tóxico-infecciosas ou hepato- celulares e icterícias obstrutivas ou pós-hepáticas.
d) Quais exames laboratoriais devem ser realizados para definir o tipo de icterícia presente e, conseqüentemente, sua origem?
Exame de sangue do animal.