ENEM, perguntado por Hennneique9641, 11 meses atrás

Um cão foi atendido numa clínica veterinária apresentando a seguinte manifestação clínica: emagrecimento, queda depêlos, dificuldade de cicatrização de feridas e onicogrifose (crescimento exagerado das unhas). À palpação, o médicoveterinário constatou aumento do tamanho do baço e do fígado. Na anamnese, o proprietário relatou que o animal tinhaacesso a matagal próximo ao local de residência. Colheu-se o sangue do cão para a realização do exame deimunofluorescência indireta (IFI), o qual apresentou resultado positivo. Nesta situação, a provável enfermidade queacometeu o animal e a conduta ética a ser seguida pelo médico veterinário são, respectivamente,(A) toxoplasmose, sendo recomendável a eutanásia do animal, podendo ser utilizada, para tal, a eletrocussão.(B) toxoplasmose, sendo recomendável a eutanásia do animal, podendo ser utilizada, para tal, a associação deanestésicos gerais.(C) leishmaniose visceral, devendo-se recomendar que o animal não tenha acesso à área do matagal e tratá-lo comantibióticos do grupo dos aminoglicosídeos.(D) toxoplasmose, devendo-se recomendar que o animal não tenha acesso à área do matagal e tratá-lo comantibióticos do grupo dos aminoglicosídeos.(E) leishmaniose visceral, sendo recomendável a eutanásia do animal, podendo ser utilizada, para tal, a associação deanestésicos gerais.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por rayllecn
7

A alternativa que descreve a enfermidade que acometeu o animal e a conduta ética a ser seguida pelo animal é a (E) leishmaniose visceral, sendo recomendável a eutanásia do animal, podendo ser utilizada, para tal, a associação de anestésicos gerais.

A questão nos diz alguns sintomas que o cachorro tem como emagrecimento, crescimento exagerado as unhas, dificuldade de cicatrização e perda de pelo. Eles correspondem aos normalmente encontrados em quadros de Leishmaniose Visceral.

O fato dele ter aceso a um matagal fortalece muito esse diagnóstico (que foi confirmado com um IFI positivo) porque a leishmaniose visceral é transmitida através da picada do mosquito da palha contaminado e essas regiões são propícias para ele.

O tratamento em animais que tem essa doença é muito difícil e doloroso. As chances de um humano ser infectado no processo também são altas, por isso, o veterinário deve recomendar a eutanásia do animal

Espero ter ajudado, bons estudos :)

Perguntas interessantes