Psicologia, perguntado por Luana081181, 1 ano atrás

Um dos recursos necessários para se estudar os processos de aprendizagem é compreender o desenvolvimento humano. Dada a suas diferentes dimensões, tais como, emocional, social, cognitiva e motora, as correntes teóricas elegeram determinado aspecto para focar seus esforços ao explicar como o desenvolvimento acontecia. No entanto, podemos notar que as bases de discussão de seus objetos estão alicerçadas em duas visões filosóficas, quais sejam: o empirismo e o inatismo. Acerca dos filósofos e suas teses, leia as assertivas e assinale a alternativa correta.

I - Fundamentados na lógica aristotélica que não existe nada na mente humana que não tenha passado pelos órgãos dos sentidos, Lock e Hume são representantes da corrente empirista que defendem a importância do meio para o processo de aprendizagem e desenvolvimento.

II - Contrapondo-se a esta perspectiva, forjaram-se teorias que defendiam a existência de categorias inatas nos indivíduos determinando como aprenderiam ou desenvolveriam determinadas competências. Seus expoentes na educação são Rousseau e Kant.

III - A abordagem inatista-maturacionista influenciou sobremaneira o trilhar da psicologia evolutiva dando ênfase a etapas de desenvolvimento compatíveis com maturação biológica. Por tal compreensão, incentivou-se a diferenciação do manejo entre adultos e crianças. Fato que até a Idade Média não ocorria.

IV - Na atualidade destaca-se a compreensão interacionista do desenvolvimento que corresponde a abordagens teóricas que consideram igualmente a importância da experiência e da hereditariedade para o desenvolvimento humano.

Soluções para a tarefa

Respondido por valsalzmanribe
17
Todas as assertivas estão corretas.
Respostas páginas 27 a 30 (Psicologia da Educação)
Perguntas interessantes