Um dos objetivos dos condutores de política macroeconômica é o controle da inflação. Conforme nos ensina Mochón, “conseguir uma inflação baixa ou um nível geral de preços estável é um objetivo macroeconômico chave, pois as disparadas nos preços distorcem as decisões econômicas das empresas e dos indivíduos, impedindo, portanto, uma alocação mais eficiente de recursos” MOCHÓN, Francisco. Princípios de Economia . São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007, p. 148-149 É importante observar dessa maneira que para obter o crescimento econômico, o Estado precisa lidar com esse problema que é para a Economia de um país analogamente falando o mesmo que um câncer para o corpo humano. Para solucionar esse problema o governo pode: I. Adotar uma política monetária restritiva, aumentando juros e, dessa forma, encarecendo o crédito. II. Adotar uma política monetária restritiva, reduzindo juros e dessa forma encarecendo o crédito. III. Adotar uma política fiscal restritiva, aumentando gastos e, dessa forma, diminuindo o déficit fiscal. IV. Adotar uma política fiscal restritiva, reduzindo gastos e, dessa forma, diminuindo o déficit fiscal. É correto o que se afirma em
A-I e II
B-I, III e IV
C-I e IV
D-II e III
E-II, III e IV
Soluções para a tarefa
I. Verdadeiro. Historicamente a política monetária restritiva tem sido utilizada para aumentar a taxa de juros, encarecendo o crédito e buscando o controle inflacionário.
II. Falso. A política monetária restritiva gera o aumento da taxa de juros, cujo objetivo é reduzir a inflação.
III. Falso. A política fiscal de um país com uma crise no controle da inflação precisa ser a redução de gastos a fim de diminuir o déficit fiscal.
IV. Verdadeiro. A adoção de uma política fiscal restritiva com a redução de gastos é um importante instrumento para reduzir a inflação do país, pois permite posteriormente a redução dos impostos, permitindo o estímulo ao consumo e recuperação econômica, o que diminui a inflação.
Letra C.
Abraços!
Resposta:
resposta correta é a I e IV
Explicação:
I e IV
Feedback da resposta: as políticas monetária e fiscal devem atuar de forma combinada encarecendo os empréstimos e reduzindo do déficit fiscal como sendo uma forma de combater a inflação. É importante lembrar que não é possível o desenvolvimento econômico em um ambiente inflacionário.