Um dos contrastes entre passado e presente que caracterizam o desenvolvimento do texto manifesta-se na oposição entre as seguintes expressões: a) "precisão" (L. 4) / "fórmula" (L. 10). b) "muita confusão" (L. 12) / "distância exata" (L. 16). c) "trajetória elíptica" (L. 22) / "mínima margem de erro" (L. 23). d) "puro instinto" (L. 23-24) / "complicados cálculos" (L. 24-25). e) "habilidade perdida" (L. 26) / "artes que nos abandonaram" (L. 32-33).
#FUVEST
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a letra d) “puro instinto” (L. 23-24) / “complicados cálculos” (L. 24-25).
Vamos aos dados/resoluções:
É sabido que a alternativa D traz claramente dois opostos associados aos momentos da vida descritos no texto. Primeiramente, com o "puro instinto" no qual as atividades eram feitas (ênfase para o "cuspe certeiro", que "com prática, conseguia-se controlar a trajetória elíptica da cusparada com uma mínima margem de erro").
Já os "cálculos complicados" são o reflexo da fase adulta, na qual as atividades não são mais feitas naturalmente (voltando ao exemplo anterior, "hoje o mesmo feito requereria complicados cálculos de balística, e eu provavelmente só acertaria a frente da minha camisa").
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)