Observe o mapa abaixo. Com base no mapa e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta. a) O rio São Francisco foi caminho natural para a expansão da cana-de-açúcar e do algodão da Zona da Mata, na Bahia, até a Capitania de São Paulo e Minas de Ouro. b) A ocupação territorial de parte significativa dessa região foi marcada por duas características geomorfológicas: a serra do Espinhaço e o vale do rio São Francisco. c) Essa região caracterizava-se, nesse período, por paisagens onde predominavam as minas e os currais, mas no século XIX a mineração sobrepujou as outras atividades econômicas dessas capitanias. d) O caminho pelo rio São Francisco foi estabelecido pelas bandeiras paulistas para penetração na região aurífera da Chapada dos Parecis e posterior pagamento do "quinto" na sede da capitania, em Salvador. e) As bandeiras que partiam da Capitania da Bahia de Todos os Santos para a Capitania de São Paulo e Minas de Ouro propiciaram o surgimento de localidades com economia baseada na agricultura monocultora de exportação.
#FUVEST
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a letra b) A ocupação territorial de parte significativa dessa região foi marcada por duas características geomorfológicas: a serra do Espinhaço e o vale do rio São Francisco.
Vamos aos dados/resoluções:
É importante frisar que as características geomorfológicas que são apresentadas são: A Serra do Espinhaço é onde se encontra uma área de maciço cristalino e centro de atividades mineradoras. E o vale do São Francisco, onde predominou a criação de Muares e Bovinos, onde existem atividades complementares à economia mineradora.
Finalizando então, é conhecido também como "Rio da Integração Nacional" por ligar as regiões Nordeste e Sudeste do Brasil e também foi muito utilizado por comunidades quilombolas, como o Quilombo dos Palmares, no abastecimento de água e como via de transporte de materiais de necessidade para a comunidade.
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)
Resposta: letra b
Explicação: