Um casal Cc,ambos filhos de pai e mae com covinhas no queixo,casaram e estavam planejando ter seus descendentes.Sabendo-se que tanto o homem quanto a mulher possuem irmaos sem covinhas no queixo,escreva aseguir,o que se pede em relação a esse casal e seus descendentes.
a)qual a característica dominante?
b)qual o genótipo e o fenótipo do casal?
c)faça o cruzamento desse casal e veja quais seus possíveis descendentes.
d)desse cruzamento qual a proporção esperada de homozigotos dominantes ,homozigotos recessivos? e de heterozigotos?
Soluções para a tarefa
Essa questão trata-se sobre a Primeira Lei de Mendel, que usamos quando tratamos da ocorrência de apenas uma característica ocorrer a partir de determinado cruzamento (nesse caso, o aparecimento ou não de covinhas no queixo).
Vamos analisar a questão :
Ela nos diz que um casal Cc, ambos filhos de pai e mãe com covinhas no queixo, casaram e estão planejando em ter descendentes. Nos diz que tanto o homem quanto a mulher possuem irmãos sem covinhas no queixo, sabendo disso :
a) Qual a característica dominante ?
A característica dominante é o queixo com covinhas
- E como saber disso ?
Nós só podemos saber disso, pois a questão nos disse que ambos possuem irmãos sem covinhas no queixo, e são filhos de pais com covinhas no queixo. Vamos supor que a característica queixo com covinhas fosse uma característica recessiva. Se isso ocorresse, uma pessoa sem covinhas no queixo poderia ser dada por 2 genótipos, seriam eles :
- O homozigoto dominante (representado por CC)
- O heterozigoto (representado por Cc)
- E uma pessoa com covinhas no queixo ?
Seria dado pelo genótipo homozigoto recessivo (representado por cc).
Se os pais tivessem covinhas no queixo, isso significa que eles só iriam gerar descendentes com covinhas no queixo, isso porque fazendo o cruzamento :
c c
c cc cc
c cc cc
Só que eles tiveram filhos que não possuem covinhas no queixo, e se a característica com covinhas no queixo fosse recessiva, teoricamente eles nunca poderiam ter um descendente sem covinhas, visto que nenhum genótipo gerado foi CC ou Cc. Com esse pensamento, nós podemos afirmar que a característica com covinhas é dominante.
b) Qual o genótipo e o fenótipo do casal ?
A questão mesmo já nos disse o genótipo desse casal, que seria o Cc, ou seja, esse casal é heterozigoto, e se a característica com covinhas é dada também pelo genótipo heterozigoto, visto que é uma característica dominante, nós sabemos que o fenótipo do casal é queixo com covinhas.
c) Faça o cruzamento desse casal e veja quais seus possíveis descendentes
- Fazendo o cruzamento do casal, temos que :
C c
C CC Cc
c Cc cc
Ao analisar bem o quadro de Punnett, temos que :
De 4 descendentes desse casal, 3 apresentariam covinhas no queixo (representados pelos 2 genótipos heterozigotos e pelo homozigoto dominante) e 1 não teria covinhas no queixo (representado pelo genótipo homozigoto recessivo)
d) Desse cruzamento, qual a proporção esperada de homozigotos dominantes, homozigotos recessivos e heterozigotos ?
A proporção de homozigotos dominantes, seria de 1/4 ou 25%, isso porque o genótipo CC (homozigoto dominante) aparece uma vez entre 4 genótipos resultantes, e 1/4 = 25%
A proporção de homozigotos recessivos, é a mesma de homozigotos dominantes, 1/4 ou 25%. Pois o genótipo cc (homozigoto recessivo) aparece apenas uma vez entre 4
E por fim, a proporção de genótipos heterozigotos é de 1/2 ou 50%. Visto que o genótipo Cc (heterozigoto) aparece duas vezes entre 4, que simplificando por 2 = 2/4 = 1/2 = 50%
Para mais exercícios semelhantes, acesse :
https://brainly.com.br/tarefa/37987824
https://brainly.com.br/tarefa/37794657
Bons estudos e espero ter ajudado