ENEM, perguntado por stefanyvper2633, 8 meses atrás

Um cão Golden Retriever, com 2 anos de idade e peso de 40 kg, escore corporal 8 (1 a 9), é trazido aomédico veterinário por seu tutor, cuja principal queixa é de claudicação aguda do cão. O tutor relataque o animal mora na casa em que o piso é liso e, por isso, tem escorregado com frequência e está comdificuldade de manter o apoio no membro pélvico direito. Ao exame ortopédico, o profissional constatoumovimento cranial anormal da tíbia direita, compressão tibial cranial positiva, sinal de gaveta cranialpositivo e o exame radiográfico foi sugestivo de efusão articular, espessamento medial de cápsula articulare ruptura completa do ligamento cruzado cranial.A respeito do tratamento da ruptura de ligamento cruzado cranial desse cão, assinale a opção correta.A A reconstituição do ligamento com fascia lata é uma das técnicas atuais e pode ser indicadanesse caso.B O tratamento deve ser realizado por meio da técnica de estabilização intra-articular por superposiçãodo retináculo.C A cirurgia não é indicada, podendo ser realizado tratamento de suporte com sulfato de condroitina eanti-inflamatório.D A Osteotomia de Nivelamento do Platô Tibial (TPLO) é a técnica atualmente indicada, proporcionandomelhores resultados a longo prazo.E O uso de terapias adjuvantes como fisioterapia e suporte medicamentoso com analgésicos é umaabordagem possível, não sendo necessária a realização de cirurgia.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
1

A alternativa D) A Osteotomia de Nivelamento do Platô Tibial (TPLO) é a técnica atualmente indicada, proporcionando melhores resultados a longo prazo.

A ruptura de ligamento cruzado pode ser resolvida através da osteotomia de nivelamento do platô tibial, através adiantamento da cabela da fíbula e através da técnica da imbricação.

Cachorros de grande porte, principalmente os animais de pastoreio, tendem a desenvolverem doenças articulares como a ruptura de ligamento cruzado, luxação de patela e displasias coxofemural e de cotovelo.

O tratamento dessas doenças tende a ser cirúrgico, já que são problemas congênitos.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes