Matemática, perguntado por majongue6330, 1 ano atrás

Um aluno precisa localizar o centro de uma moeda circular e, para tanto, dispõe apenas de um lápis, de uma folha de papel, de uma régua não graduada, de um compasso e da moeda. Nessas condições, o número mínimo de pontos distintos necessários de serem marcados na circunferência descrita pela moeda para localizar seu centro é (A) 3. (B) 2. (C) 4. (D) 1. (E) 5.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por eaoboeing
91
Olá, 

Se são 3 prontos distintos em uma circunferência. Iremos desenhar um Triângulo ABC dentro do círculo. 

Após iremos construir a reta mediatriz relativa ao segmento BC. Para isso basta colocar o compasso sobre o vértice B e traçar um arco de circunferência. Após traçar um arco com o compasso no vértice C.

Após desenhar os 2 arcos com o compasso, temos uma elipse com duas pontas (B' e C'). Desenha-se uma reta ligando os dois extremos da elipse, que irá formar a mediatriz do segmento BC. ( uma reta perpendicular ao segmento BC). 

Repete esse processo desde a etapa do compasso, no segmento AC

E o ponto de intersecção entre as duas mediatrizes ( segmento BC e AC), é o circuncentro do triângulo ABC, ou seja, o centro da moeda.

Resposta letra A. 
Respondido por Zingy
14

Alternativa A - PLURALL

Marcando três pontos na circunferência, determinamos os vértices de um triângulo inscrito na mesma. O centro da moeda é o circuncentro do triângulo obtido.

Perguntas interessantes