Um aluno da rede pública de ensino, com 11anos de idade, está matriculado no 5º ano doEnsino Fundamental e tem surdez profundabilateral. Ele é bem humorado, brincalhão ebastante sociável. É fluente na línguabrasileira de sinais (Libras), mas apresentadificuldades de leitura e escrita da línguaportuguesa. Tem potencial cognifivo elevado,embora necessite de constante interferência eauxílio da professora para realizar suasatividades.Considerando a situação apresentada e o queestabelece a Política Nacional da EducaçãoEspecial na perspecfiva da Educação Inclusiva,deve-se assegurar a esse aluno@ escolarização que atenda à propostaeducacional bilíngue, considerando-se alíngua de sinais como primeira língua.atendimento educacional especializado,priorizando-se o ensino da línguaportuguesa, de modo a garanfir a educaçãobilíngue.processo avaliativo que priorize o uso dalíngua portuguesa na modalidade escrita,dada a importância da manutenção doregistro da aprendizagem.ensino da língua brasileira de sinais (Libras)após a aquisição da língua portuguesa namodalidade escrita, em processo análogoao da alfabetização de aluno ouvinte.0 educação inclusiva, apesar de a surdez nãose enquadrar no campo da deficiência fisicaou das limitações de mobilidade.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Atendimento educacional especializado,priorizando-se o ensino da língua portuguesa, de modo a garantir a educação bilíngue.
Os alunos com necessidades especiais não devem ser nunca motivos de exclusão dentro do cenário educacional, mas sim devem ser inseridos mediante suas limitações.
Uma das formas de se evidenciar essa ação é por meio da especialização docente para receber essa categoria, de forma a possibilitar a educação bilíngue.
Bons estudos!
Perguntas interessantes