Um aluno da rede pública de ensino,com 11 anos de idade, estámatriculado no 5º ano do EnsinoFundamental e tem surdezprofunda bilateral. Ele é bemhumorado, brincalhão e bastantesociável. É fluente na línguabrasileira de sinais (Libras), masapresenta dificuldades de leitura eescrita da língua portuguesa. Tempotencial cognifivo elevado,embora necessite de constanteinterferência e auxílio daprofessora para realizar suasatividades.Considerando a situaçãoapresentada e o que estabelece aPolítica Nacional da EducaçãoEspecial na perspecfiva daEducação Inclusiva, deve-seassegurar a esse aluno@ escolarização que atenda àproposta educacional bilíngue,considerando-se a língua desinais como primeira língua.atendimento educacionalespecializado, priorizando-se oensino da língua portuguesa, demodo a garanfir a educaçãobilíngue.processo avaliativo que priorizeo uso da língua portuguesa namodalidade escrita, dada aimportância da manutenção doregistro da aprendizagem.ensino da língua brasileira desinais (Libras) após a aquisiçãoda língua portuguesa namodalidade escrita, em processoanálogo ao da alfabetização dealuno ouvinte.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
É correta a alternativa A, já que a Constituição Brasileira prevê o acesso a educação básica universal (o que não distingue nem classe e nem características psicofísicas dos alunos), o que inclui os alunos surdos.
Com isto têm-se em mente a garantia de que haja escolas bilíngues, que promovam a inserção do aluno surdo na sociedade ouvinte (usará o português para interagir com os ouvintes), mas que tenham como língua primária a LIBRAS, já que assim o aluno terá aulas na sua língua materna, o que é comprovadamente positivo para o aprendizado.
É correta a alternativa A.
Perguntas interessantes