Um adolescente com 14 anos de idade realiza seguimento irregular para controle de asma, diagnóstico que tem desdeos 2 anos e meio de idade. Estava bem até há 3 anos, quando voltou a freqüentar o pronto-socorro, devido ao aumentona freqüência dos sintomas. Fazia inalação e tomava corticoesteróide por via oral, durante 3 ou 4 dias, com melhora.Procura o médico para saber o que pode ser feito, uma vez que, nos últimos meses, tem perdido aulas com freqüência epassado várias noites dormindo muito mal, devido à exacerbação dos sintomas. O médico solicita provas de funçãopulmonar e, com a história e os exames, classifica o quadro como persistente leve. Pergunta-se:a) Qual o medicamento de escolha para o controle da asma neste paciente? Defina a via de administração e operíodo. b) Cite duas comorbidades que devem ser investigadas e tratadas e que, além de mimetizarem, pioram asintomatologia da asma. c) Além dos cuidados ambientais, que medida profilática deve ser indicada para este adolescente?
#ENADE
Soluções para a tarefa
Explicação:
a) Corticóide. Via inalatória. Período: de semanas a meses, reduzindo 25% a cada 2 meses até um bom controle da asma. Utilizar o menor número possível de doses ao dia (melhor aderência) e a menor dose diária total.
b) Rinite, sinusite, rinossinutite e refluxo gastroesofágico.
c) Vacinação anual contra influenza. Indicação de corticóide.
a) O corticoide deve ser o medicamento de escolha para o controle da asma no paciente. Deve ser utilizado por via inalatória, por um período de semanas a meses, devendo-se utilizar o menor número possível de doses ao dia.
b) A rinite, a sinusite, a rinossinusite e o refluxo gastroesofágico são exemplos de comorbidades que devem ser investigadas e tratadas.
c) É indicado ao paciente como medida profilática a vacinação anual contra influenza. Sendo indicado a utilização de corticoide.
Bons estudos!