(UFSG) O Soneto Nas formas voluptuosas o Soneto tem fascinante, cálida fragrância e as leves, langues curvas de elegância de extravagante e mórbido esqueleto. A graça nobre e grave do quarteto recebe a original intolerância, toda a sutil, secreta extravagância que transborda terceto por terceto. E como um singular polichinelo ondula, ondeia, curioso e belo, o Soneto, nas formas caprichosas. As rimas dão-lhe a púrpura vetusta e na mais rara procissão augusta surge o sonho das almas dolorosas...
Com base na leitura do texto, no livro de poemas Últimos sonetos, obra publicada pela primeira vez em 1905, e no contexto geral da literatura brasileira da época de sua primeira edição, transcreva no caderno a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01) No elogio que faz à forma do soneto, Cruz e Sousa aproxima-se, tematicamente, de alguns poemas parnasianos que têm por tema a própria poesia; isso pode estar relacionado com o desejo de reconhecimento, expresso em outros poemas de Últimos so?ietos.
02) Neste, como em outros poemas de Últimos sonetos, Cruz e Sousa exercita certa liberdade formal, manifesta especialmente na métrica irregular e no uso pouco convencional do vocabulário; essas características fazem com que 0 poeta seja hoje visto como um dos precursores da revolução modernista da década de 1920.
04) Neste poema, 0 soneto é visto, metaforicamente, como uma mulher sensual, 0 que sugere uma valorização da fertilidade e da vida; porém, a evocação da figura do esqueleto remete à ideia da morte inevitável. Dessa tensão entre vida e morte, resulta a valorização da vida como um momento efêmero para celebração e humor, sintetizado na figura do polichinelo.
08) Nos versos “tem fascinante, cálida fragrância” e “e as leves, langues curvas de elegância”, ocorrem, respectivamente, sinestesia e aliteração, figuras de linguagem utilizadas na poesia do Simbolismo.
16) O primeiro quarteto do soneto “Vida obscura” - Ninguém sentiu 0 teu espasm o obscuro, /ó ser humilde entre os humildes seres, / em briagado, tonto de prazeres, I o mundo para tijoi negro e duro. - revela 0 envolvimento de Cruz e Sousa, como poeta e jornalista, na denúncia das condições miseráveis em que viviam os trabalhadores no início do processo de industrialização brasileiro.
32) Nos dois últimos versos do soneto “Cárcere das almas” - qu e chaveiro d o Céu possu i as ch av es / p ara abrir-uos as portas d o Mistério?! -, aparece um tema frequente na poesia de Cruz e Sousa, a libertação do espírito pela morte.
Soluções para a tarefa
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56
Olá!
O tema da questão é sobre a seguinte obra: "O Soneto", de Cruz e Souza.
Vamos direto ao ponto. Vamos encontrar os itens que estão corretos, como pede a questão.
1 - CORRETO. Não só na obra citada (Últimos Sonetos - 1905), mas também em "Broquéis" (1893), que trazia fortes laços com Parnasianismo;
8 - CORRETO. A Sinestesia (traz textos que expressam sensações humanas) e a Aliteração (repetição de consoantes em uma sequência de palavras) são as aspectos do Simbolismo;
Frase 1: “tem fascinante, cálida fragrância” - sensação humana;
Frase 2: “e as leves, langues curvas de elegância” - repetição de consoantes na sequência de palavras.
32 - CORRETO. Conforme a teoria vista em sala de aula, a frase apresenta frases que fazem referência àquela característica presente nas obras do autor.
As proposições CORRETAS são: (1), (8) e (32) = 41.
Espero ter contribuído.
O tema da questão é sobre a seguinte obra: "O Soneto", de Cruz e Souza.
Vamos direto ao ponto. Vamos encontrar os itens que estão corretos, como pede a questão.
1 - CORRETO. Não só na obra citada (Últimos Sonetos - 1905), mas também em "Broquéis" (1893), que trazia fortes laços com Parnasianismo;
8 - CORRETO. A Sinestesia (traz textos que expressam sensações humanas) e a Aliteração (repetição de consoantes em uma sequência de palavras) são as aspectos do Simbolismo;
Frase 1: “tem fascinante, cálida fragrância” - sensação humana;
Frase 2: “e as leves, langues curvas de elegância” - repetição de consoantes na sequência de palavras.
32 - CORRETO. Conforme a teoria vista em sala de aula, a frase apresenta frases que fazem referência àquela característica presente nas obras do autor.
As proposições CORRETAS são: (1), (8) e (32) = 41.
Espero ter contribuído.
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