(Ufscar-SP) A coloração vermelha da casca da maçã é determinada geneticamente. Um alelo mutante determina casca de cor amarela. Um produtor de maçãs verificou que, em uma determinada macieira, um dos frutos, ao invés de apresentar casca vermelha, apresentava casca com as duas cores, como representado na figura. Considerando-se que, na maçã, o que chamamos de fruto é um pseudofruto, no qual a parte comestível desenvolve-se a partir do receptáculo da flor, espera-se que as árvores originadas das sementes dessa maçã produzam provavelmente frutos
Soluções para a tarefa
Olá
Complementando a questão:
a) todos de casca amarela.
b) todos de casca vermelha.
c) todos de casca bicolor.
d) alguns de casca amarela e outros de casca vermelha.
e) alguns de casca amarela, outros de casca vermelha e outros de casca bicolor.
Resposta:
A resposta correta e a letra (D), os frutos poderão tender a se forma ou vermelhos ou amarelos, pois a anomalia de um fruto com heterotrocromia de casca, ou seja, possuem cascas com duas ou mais cores, tem uma característica de não ser transmissíveis aos descendentes.
A mutação que origina o alelo com a sua característica bicolor so foram alteradas no receptáculo floral assim dando uma não continuidade da manifestação do efeito bicolor.
Resposta:
Letra b
Explicação: A mutação que gerou o fruto bicolor atingiu apenas o recepáculo que gerou a tal maçã amarela e vermelha; sendo assim, as macieiras descendentes das sementes desta maçã vão gerar frutos vermelhos, pois esta é ainformação genética contida no gene da semente e é o que vale.
Espero ter ajudado.