(UFSC) As BRIÓFITAS, que formam verdadeiros tapetes verdes, promovem a retenção da água das chuvas e, como conseqüência, evitam a erosão dos solos. Algumas são bastante utilizadas na horticultura como fonte de nutrientes para as plantas e para melhorar a capacidade de retenção de água pelo solo. Por serem muito sensíveis aos resíduos tóxicos, são excelentes indicadores de poluição ambiental. A respeito das Briófitas é verdadeiro afirmar que: 01. a ausência de tecido especializado para o transporte de seivas, explica, pelo menos em parte, o seu pequeno porte; 02. independem da água para a reprodução; 04. são classificadas como FANERÓGAMAS, por possuírem órgãos reprodutores bem visíveis (as flores); 08. vivem preferencialmente em locais secos e ensolarados; 16. a reprodução ocorre por alternância de gerações, sendo predominante a fase gametofítica (produtora de gametas). Soma ( )
Soluções para a tarefa
02. independem da água para a reprodução; ⇒ FALSO, dependem da água para a reprodução.
04. são classificadas como FANERÓGAMAS, por possuírem órgãos reprodutores bem visíveis (as flores); ⇒ FALSO, são classificadas como CRIPTÓGAMAS, por não possuírem sementes, flores ou frutos e que se reproduzem por esporos.
08. vivem preferencialmente em locais secos e ensolarados; ⇒ FALSO, vivem preferencialmente em locais úmidos e sombreados.
16. a reprodução ocorre por alternância de gerações, sendo predominante a fase gametofítica (produtora de gametas). ⇒ CERTO
Resposta: 01 + 16 = 17
Bons estudos!
Com relação as características das Briófitas, o somatório é 17 e as alternativas estão, respectivamente:
01. Verdadeira
02. Falsa
04. Falsa
08. Falsa
16. Verdadeira
Vamos entender melhor.
Briófitas
As briófitas são plantas de pequeno porte endêmicas de ambientes úmidos, pois, dependem da água para realizar seu ciclo de vida. Não apresentam tecidos vasculares verdadeiros.
Também não apresentam sementes, flores, frutos e se reproduzem por esporos. Devido a isso, são plantas classificadas como Criptógramas.
Seu ciclo de vida é baseado na alternância de gerações através do esporófito (2n e produz esporos) e gametófito (n -produz gametas), sendo a fase gametofítica dominante, mais desenvolvida e duradoura do ciclo.
Aprenda mais sobre Briófitas em: brainly.com.br/tarefa/65442
#SPJ3