(UFSC 2015)Sem chuva, interior de São Paulo vive pior seca em 70 anosCaminho seco. As marcas nos pilares da ponte mostram o nível do rio antes da seca que castiga o interior paulista. O transporte hidroviário está parado há dois meses. (Foto de Marcos Alves)ARAÇATUBA E PEDERNEIRAS (SP) – Não é apenas a capital paulista que vive a maior crise no abastecimento de água da sua história. O rico interior do estado de São Paulo enfrenta a pior seca dos últimos 70 anos. Não chove desde o final do ano passado. O Rio Tietê baixou em até oito metros na região de Araçatuba, a 467 quilômetros de São Paulo, interrompendo há dois meses o tráfego de barcaças na hidrovia Tietê/Paraná, uma das maiores do país, já que há lugares onde o rio está no nível zero. Com isso, não será possível escoar parte das seis milhões de toneladas de grão transportadas por ali anualmente.A situação impede a navegação até de barcos de pescadores, agravando a crise social. Já foram demitidas três mil pessoas que trabalhavam na hidrovia na região entre Araçatuba e Barra Bonita, com 42 municípios.Disponível em: Acesso em: 15 set. 2014.Sobre o uso dos recursos naturais e sobre os impactos ambientais da ação humana ao longo da história, é CORRETO afirmar que:1) na antiguidade, o uso dos rios como fonte de irrigação para a prática da agricultura estava diretamente relacionado com as origens das primeiras civilizações.2) a ciência moderna, defensora do teocentrismo, combatia a ideia de controle e domínio da natureza pelo homem.4) os impactos do acidente nuclear de Chernobyl, ocorrido em 1986, na Ucrânia, durante o domínio soviético, foram responsáveis por milhares de mortes e pela enorme propagação de radiação na região.8) a chamada “revolução verde”, ocorrida principalmente nos anos 1960 e 1970, foi o primeiro grande movimento de combate ao uso de agrotóxicos na agricultura.16) Santa Catarina, estimulada pela sua vocação turística, destaca-se no cenário nacional pelo eficiente sistema de saneamento básico, responsável pelo tratamento da totalidade dos resíduos lançados nas regiões litorâneas.
Soluções para a tarefa
Vamos analisar cada alternativa por vez:
1) Correto. Era lugar-comum entre historiadores mais antigos afirmarem, inclusive, que a civilização egípcia antiga era uma "dádiva do Nilo", devido à importância crucial deste rio para o desenvolvimento do Estado.
2) Incorreto. O teocentrismo foi um fator fundamental na constituição de sociedades medievais. Influenciada pelo Humanismo e o Iluminismo, a ciência moderna é antropocêntrica.
4) Correta. O acidente em Chernobyl foi mantido em sigilo no começo, o que aumentou ainda mais seu potencial destrutivo. Estima-se que a região continuará inabitável por cerca de 20.000 anos.
8) Incorreta. A Revolução Verde procurava aumentar a produtividade da agricultura. Para isso, contava com o uso de agrotóxicos e fungicidas, prejudicando o meio ambiente.
16) Incorreta. Infelizmente, o estado de Santa Catarina ainda engatinha quando se trata de coleta de esgoto.
Se a questão pede pela soma das alternativas corretas, a resposta é 5.