(UFRGS 2017)O Prêmio Nobel de Química de 2016 foi concedido aos cientistas Jean-Pierre Sauvage, Sir J. Fraser Stoddart e Bernard L. Feringa que desenvolveram máquinas moleculares. Essas moléculas, em função de estímulos externos, realizam movimentos controlados que poderão levar, no futuro, à execução de tarefas de uma máquina na escala nanométrica (10-9 m).Abaixo está mostrada uma molécula na qual, pela irradiação de luz (fotoestimulação), o isômero A é convertido no isômero B. Sob aquecimento (termoestimulação), o isômero B novamente se converte no isômero A.A respeito disso, considere as seguintes afirmações.I - A e B são isômeros geométricos em que os substituintes na ligação N=N estão em lados opostos no isômero A e, no mesmo lado, no isômero B.II - A interação do grupo –+NH3 com o heterociclo, no isômero B, é do tipo ligação de hidrogênio.III - Todos os nitrogênios presentes nos dois isômeros apresentam uma estrutura tetraédrica.Quais estão corretas?A) Apenas I.B) Apenas III.C) Apenas I e II.D) Apenas II e III.E) I, II e III.
Soluções para a tarefa
Olá,
As criações e descobertas de J. Fraser Stoddart e Bernard L. Feringa certamente estão mudando a maneira de se pensar as máquinas, já que será possível em um futuro próximo criar máquinas moleculares que trabalhem na escala nanométrica.
Na imagem onde se encontra a molécula que sofre fotoestimulação podemos constatar como verdadeiras as afirmações:
i. Verdadeiro. Há a clara constatação de que A e B são isômeros geométricos; sendo assim, no isômero A os substituintes na ligação N=N são encontrados nos lados opostos, diferentemente do isômero B, que estão do mesmo lado.
II. Verdadeiro. No isômero B. constatamos em seu grupo –+NH3 uma interação com o heterociclo, cujo tipo de ligação é de hidrogênio.
É correta a Alternativa C) Apenas I e II.
Espero ter ajudado!
Resposta:
c
Explicação:
I) Verdadeira, pois A e B são isômeros geométricos em que os substituintes na ligação N=N estão em lados opostos no isômero A e,no mesmo lado, no isômero B.
No caso do -N=N- a dupla ligação gera a estabilidade e, como há apenas 1 ligante para cada nitrogênio da dupla ligação (-N=N-), é possível diferenciar um isômero do outro, fazendo uma comparação com o caso de carbono com dupla ligação (=C=C=) em cadeiras abertas, a dupla ligação garante que não haja rotação (estabilidade) e a condição de ligantes diferentes para cada carbono é um critério para diferenciar um isômero do outro, no caso do composto citado acima, como há apenas um ligante para cada N da dupla, isso é suficiente para a diferenciação;
II)Verdadeira. Pois A interação do grupo +NH3 com o heterociclo é efetuada pelos hidrogênios que se ligam aos oxigênios da cadeia, o que caracteriza as pontes de hidrogênio;
III) Falsa, pois os nitrogênios da ligação – N = N –não são tetraédricos, mas sim angulares porque tem um par de elétrons sobrando no N;