(UEPG – PR) Uma característica de herança genética na espécie humana é a sensibilidade ao PTC, sigla da substância feniltiocarbamida. Algumas pessoas são capazes de sentir um sabor amargo em soluções diluídas de PTC, enquanto outras são incapazes de sentir sabor algum. Esses traços têm herança monogênica simples, sendo o alelo condicionante da sensibilidade ao PTC (P) dominante sobre o alelo condicionante da insensibilidade (p). Com relação a esta herança genética humana, assinale o que for correto.
1)
Casais heterozigóticos quanto a este gene (Pp) têm a possibilidade de gerar a seguinte combinação genotípica em seus descendentes: 1/2 PP e 1/2 pp.
2)
Casais homozigotos recessivos sempre geram descendentes capazes de sentir o gosto amargo do PTC.
4)
Casais homozigotos dominantes para este gene têm a possibilidade de gerar apenas descendentes capazes de sentir o gosto amargo do PTC.
8)
Um descendente incapaz de sentir o gosto amargo do PTC herda um alelo recessivo do pai (p) e outro da mãe (p).
Some os números das alternativas condizentes com o enunciado e digite o valor no campo.
Soluções para a tarefa
Respondido por
34
A soma é de 12. Estão corretas as afirmativas 4 e 8.
A sensibilidade ao PTC, sigla da substância feniltiocarbamida consiste em uma das principais características da herança genética. São traços da herança monogênica simples.
Para esse gene, os casais homozigotos dominantes apresentam a possibilidade de geração de somente descendentes com capacidade de sentir gosto amargo do PTC. Um descendente que possui incapacidade de sentir o gosto amargo do PTC, caracteriza-se por herdar um alelo recessivo do pai e outro da mãe.
Bons estudos!
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Artes,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
Química,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás