(Uepg) Considerando a seguinte reação genérica: 3Z 2Y 4X As etapas do mecanismo dessa reação estão abaixo representadas: 2Z Y W (lenta) Y W K (rápida) K Z 4X (rápida) 01) Se duplicar a concentração de Z, a velocidade quadruplica. 02) Se duplicar a concentração de Y, a velocidade dobra. 04) A ordem da reação é 3. 08) Se triplicar simultaneamente as concentrações de Z e Y, a velocidade da reação ficará 27 vezes maior. 16) A expressão da lei da velocidade da reação é a seguinte: v k[Z] [Y].
Soluções para a tarefa
Para calcular usa-se os dados da reação lenta! A fórmula da velocidade é V=k.[x].[y] (x e y são os reagentes), sendo que o número do coeficiente de balanceamento de cada elemento será os expoentes utilizados na fórmula. No caso do problema, usa 2X+ Y —> W (lenta)
V=k.[x]*2.[y]*1
O resultado da somatória dessa questão é 15 (01 + 02 + 04 + 08).
A lei da velocidade da reação representa-se a partir da seguinte fórmula:
v = k.[reagente 1]^a.[reagente 2]^b
A partir desta expressão matemática é possível se obter o produto das concentrações em mol/L dos reagentes elevadas aos seus coeficientes (a, b) balanceados com uma constante (K) apresentados na questão. Para elaborar essa expressão é necessário saber se a reação é elementar ou não elementar, o que significa dizer se a reação é processada em uma ou mais etapas, respectivamente.
Então, vamos para a questão. Utilizando os dados da reação lenta:
V= k . [x]². [y]¹
01. V= k . [x]². [y]¹
V= k . [Z]². [1y]¹ = 1
V= k . [2]². [y]¹ = 4
02. V= k . [x]². [y]¹
V= k . [1Z]². [2]¹ = 2
04. V= k . [x]². [y]¹
V= k . [Z]². [y]¹
2 + 1 = 3
08. V= k . [x]². [y]¹
V= k . [3]². [3]¹
V= 9 . 3 = 27k
16. A expressão da lei da velocidade da reação, como já vimos anteriormente é V= k . [z]². [y]¹.
Você pode estudar mais sobre lei da velocidade da reação e mais questões químicas aqui mesmo no brainly a partir deste link: https://brainly.com.br/tarefa/6181611
Bons estudos!