(UEM – adaptada) No século XVIII ocorreram diversas mudanças que se manifestaram na economia, na política e também no campo social. Especialmente na Europa, sobretudo na Inglaterra, vivia-se um momento de forte desenvolvimento econômico e tecnológico que se convencionou chamar de Revolução Industrial.
Sobre essa revolução, analise as afirmativas a seguir.
I. Inicialmente, ocorreu na Inglaterra por diversos fatores, entre os quais a riqueza do seu solo (ferro, carvão etc.), os cercamentos (enclousures), a Revolução Gloriosa.
II. A rotina de trabalho dos operários das fábricas era de oito horas diárias e os ambientes em que as atividades se realizavam eram asseados e organizados. Os trabalhadores eram amparados por direitos trabalhistas como férias, horas extras e descanso semanal remunerado.
III. A utilização dos trabalhos feminino e infantil era uma das opções empregadas pelos industriais com o objetivo de baratear os custos de produção das mercadorias, uma vez que os salários pagos eram bem menores que os dos homens.
IV. Na era industrial, houve o parcelamento e a divisão do trabalho. O trabalhador perdeu a visão global do processo de produção, passando a ser o responsável por apenas uma parte do ciclo produtivo de uma mercadoria.
V. Na cidade, os bairros proletários eram bem organizados e se destacavam por alamedas largas e funcionais e por infraestrutura com redes de esgoto, de energia e de água tratada.
Marque a alternativa que possui apenas as afirmativas corretas.
A)I, II, III.
B)I, II, V.
C)I, III, IV.
D)II, III, IV.
E)II, III, V.
Soluções para a tarefa
Resposta:
I, III, IV
Explicação:
I. (V) Alguns dos fatores que permitiram à Inglaterra o pioneirismo na Revolução Industrial foram a guerra civil que aboliu o absolutismo; os cercamentos, que impulsionaram a produção de matéria-prima e provocaram o deslocamento de amplo contingente populacional do campo para as cidades, fornecendo-lhes mão de obra abundante; e a riqueza em minérios.
II. (F) As características listadas pela alternativa foram direitos conquistados pelos operários após a consolidação do industrialismo.
III. (V) A mão de obra feminina e infantil foi explorada em larga escala, sofrendo com uma remuneração ainda mais baixa do que aquela ofertada aos operários masculinos.
IV. (V) Uma das revoluções no processo produtivo advindo da industrialização foi a divisão do trabalho. Antes, no sistema de guildas, todos os trabalhadores eram responsáveis por todo o processo de produção de determinado produto. Com a implementação do sistema manufatureiro, a divisão da atividade produtiva passou a ser generalizada.
V. (F) Os bairros proletários eram insalubres, sem qualquer infraestrutura.
Olá, como vai? Estou aqui para ajudar! :)
Resposta: I, III, IV.
Explicação: Justificando as alternativas incorretas:
II. (F) A rotina de trabalho podia chegar a 14h por dia, em fábricas sujas e perigosas. Além disso, não havia legislação que amparasse os trabalhadores.
V. (F) Os bairros operários eram mal planejados e mal desenvolvidos, não possuindo estrutura de água e esgoto.
As demais alternativas estão corretas.