Geografia, perguntado por gabioliverlima6655, 1 ano atrás

UECE-2014 a peculiaridade da pecuária sertaneja no Brasil do

Soluções para a tarefa

Respondido por biamorais
68
Boa tarde.


A questão está incompleta, mas consegui encontrá-la na internet, então estou colocando aqui na íntegra, ok?

(UECE - 2014) A peculiaridade da pecuária sertaneja no Brasil do século XVIII esteve ligada principalmente às relações de trabalho nela estabelecidas. Acerca dessas relações, é correto afirmar-se que: 

a. predominava o trabalho escravo em larga escala, semelhante ao sistema aplicado nos grandes engenhos de açúcar.
b. havia predominância do trabalho de negros libertos, mestiços livres, brancos pobres e, em pequena escala, escravos africanos.

c. a mão de obra negra e escrava na pecuária era maioria em relação a outros trabalhadores, mas diferenciava-se pelo fato de o trabalho ser mais brando.

d. nas fazendas de gado, o percentual de livres e escravos era em torno de cinquenta por cento para cada categoria, uma vez que era um trabalho que exigia um grande número de trabalhadores.


  A pecuária brasileira se desenvolveu desde o século XVI, no Nordeste, com a criação de gado nas grandes fazendas latifundiárias, para a atividade agropecuária, mais como uma complementação da atividade agrícola e também como forma de trabalho, por exemplo, ao usarem os animais como tração.
  Essa atividade foi muito importante para a conquista do interior do Nordeste e da região Centro-Oeste. Só no século XVIII, essa atividade passou a ter mais destaque, ao se expandir para o Sul, onde haviam grandes pastagens. Diferentemente do Nordeste, a mão de obra não era predominantemente escrava, mas sim de escravos libertos e homens livres e pobres, mas é errado dizer que já não existia trabalho escravo.

Assim, a alternativa correta é a letra B. 

  Espero ter ajudado^^


Perguntas interessantes