udesc adaptada analise as proposições a respeito do estado novo e do presidente getulio vargas
Soluções para a tarefa
A respeito do Estado Novo podemos afirmar que foi o período ditatorial do governo do presidente Getúlio Vargas que foi concretizado com um golpe onde Vargas cancelou as eleições com o discurso do perigo comunista.
Estado Novo e Getúlio Vargas
O Estado Novo foi resultado da tensão política no Brasil, com a ascensão do fascismo tendo efeitos na política no Brasil com a criação da Ação Integralista Brasileira e em oposição, a criação da Aliança Nacional Libertadora, Vargas viu como uma oportunidade de aplicar um golpe para se manter no poder em decorrência dessa instabilidade.
Getúlio irá trazer o alerta sobre o perigo comunista no Brasil, com a descoberta do "Plano Cohen" uma carta falsificada que dizia que os comunistas estavam se infiltrando na política brasileira e em razão disso, Vargas argumentou que não poderia haver eleições.
Após essa declaração Vargas fecha o congresso dando início ao Estado Novo, onde permanece mais oito anos no poder. As principais características desse período são:
- Nacionalismo Econômico: Vargas irá tentar diminuir a influência das potências estrangeiras em prol de uma economia mais independente.
- Intervencionismo: Vargas não aceita a ideia do Estado liberal. O Estado de Vargas vai ser um planejador econômico, e com forte presença na administração econômica brasileira.
- Trabalhismo: Vargas tentava ao máximo apaziguar a “luta de classes” pois acreditava que essas desavenças entre patrão e empregado, dava possibilidade da criação de sindicatos socialistas.
- Populismo: característica de um líder de Estado que tanto lida com os interesses das elites quanto com as camadas populares.
Saiba mais sobre "Estado Novo e Getúlio Vargas" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/23144740
#SPJ11