(UDESC 2016/2)A ideia de equilíbrio químico foi proposta pela primeira vez pelo químico francês Claude Louis Berthollet em seu livro Essai de Estatique Chimique, em 1803. Basicamente, diz-se que uma reação química está em equilíbrio quando a proporção entre reagentes e produtos se mantém constante ao longo do tempo.Considerando o conceito de equilíbrio químico, assinale a alternativa correta.A) Para a reação em equilíbrio 2 SO2(g) + O2(g) <> 2 SO3(g) a 1000K, o valor da constante de equilíbrio é 0,215 quando PSO2 = 0,660 atm, PO2 = 0,390 atm e PSO3 = 0,0840 atm.B) No equilíbrio químico entre íons cromato e dicromato em meio aquoso, 2 CrO42-(aq) + 2 H+(aq) <> Cr2O72-(aq) + H2O(l), a adição de hidróxido de sódio irá privilegiar a formação de íons dicromato em solução.C) Considerando a equação química que descreve o processo industrial para a síntese de amônia (processo Haber-Bosch): N2(g) + 3H2(g) <> 2 NH3(g), é possível afirmar que uma vez aumentada a pressão do sistema pela injeção de um gás inerte ou compressão do sistema, o equilíbrio químico é deslocado no sentido de formação dos produtos.D) Os valores de Ka em meio aquoso para os ácidos cloroso e nitroso são 1,0×10-2 e 4,3×10-4, respectivamente. Com base nestes dados é possível afirmar que o pH de uma solução de HClO2 será maior que o de uma solução de HNO2, considerando soluções com concentrações idênticas.E) A adição de um catalisador a um sistema em equilíbrio altera o valor numérico de sua constante, pois reduz sua energia de ativação.
Soluções para a tarefa
Olá, tudo bem?
Alternativa C
A síntese de Haber-Bosch foi criada em 1908 por dois cientistas alemães, cujos nomes são Fritz Haber e William Carl Bosch.
Esta síntese diz respeito ao processo de químico empregado para maximizar a síntese de amoníaco (NH₃) que ocorre através da reação química entre dois elementos: nitrogênio (N₂) e hidrogênio (H₂).
A reação entre os citados elementos ocorre da seguinte forma:
N₂(g) + 3H₂(g) ⇄ 2 NH₃(g)
É portanto uma reação exotérmica (aquela em que ocorre a transferência de energia do meio interior para o exterior) havendo a transferência de -109,5 kJ.
O equilibro nessa reação se configura pela redução de volume e aumento da pressão. Em função disso há deslocamento da ração para a direita aumentando assim o rendimento da reação.
Bons estudos ;)