Tzvetan Todorov destacou os perigos em torno da noção de “verdade” nas comunidades políticas desde o Iluminismo. Para entender sua argumentação é preciso retomar a distinção iluminista de ação/discurso em dois tipos: aquele cuja finalidade é promover o bem e aquele que aspira estabelecer o verdadeiro. Os iluministas traçaram uma dicotomia entre o domínio da vontade, cujo horizonte é o bem; e o domínio do conhecimento, orientado para o verdadeiro. O exemplo da primeira ação seria a atividade política; o da segunda, a ciência. Os iluministas concebiam, assim, uma diferença entre fato e interpretação, ciência e opinião, verdade e ideologia.
Nessa perspectiva, o bom desempenho da vida política numa república estaria ameaçado por dois perigos simétricos e inversos: o moralismo e o cientificismo. O moralismo reina quando o bem domina o verdadeiro e, sob pressão da vontade, os fatos se tornam uma matéria maleável. O cientificismo se impõe quando os valores parecem decorrer do conhecimento e as escolhas políticas se travestem em deduções científicas, sendo definido por Todorov como “uma doutrina filosófica e política, nascida com a modernidade, que parte da premissa de que o mundo é inteiramente passível de conhecimento; então passível de transformação de acordo com os objetivos que nos colocamos”.
De acordo com Todorov, nos regimes totalitários do século XX, moralismo e cientificismo foram engolfados por um terceiro fator ainda mais danoso: a apropriação do Estado da própria noção de “verdade”. Não é somente que nele os homens políticos recorram ocasionalmente à mentira — eles o fazem em todo lugar. É antes a própria distinção entre verdade e mentira, verdade e ficção que se torna supérflua, face às exigências puramente pragmáticas de utilidade e de conveniência.
Tendo em vista as informações apresentadas, analise as afirmações a seguir considerando V para Verdadeiro e F para Falso.
I. Todorov defende que a noção de “verdade” nas comunidades políticas desde a ascensão do pensamento iluminista é problemática e incute perigos.
II. Moralismo e cientificismo foram elementos que embasaram o discurso e as ações de regimes totalitários no decorrer do século XX.
III. Para Todorov, sistemas políticos moralistas são menos danosos que os cientificistas, haja vista o princípio de bem contra o mal que pauta esses movimentos.
As afirmações I, II e III são, respectivamente
Alternativas
Alternativa 1:
V, V, F.
Alternativa 2:
F, F, V.
Alternativa 3:
V, F, V.
Alternativa 4:
V, V, V.
Alternativa 5:
F, V, V.
Soluções para a tarefa
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Resposta:
vvf
Explicação:
eu creio
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