turma: autor: contando contos... reconhecer diferentes elementos que estruturam o texto narrativo (personagens, marcadores de tempo e de localização, sequência lógica dos fatos) na construção do sentido do romance e do conto do século xix, apropriando-se deles no processo de elaboração do sentido." negrinha (monteiro lobato) negrinha era uma pobre órfã de sete anos. preta? não; fusca, mulatinha escura, de cabelos ruços e olhos assustados. nascera na senzala, de mãe escrava, e seus primeiros anos vivera-os pelos cantos escuros da cozinha, sobre velha esteira e trapos imundos. sempre escondida, que a patroa não gostava de crianças. excelente senhora, a patroa. gorda, rica, dona do mundo, amimada dos padres, com lugar certo na igreja e camarote de luxo reservado no céu. entaladas as banhas no trono (uma cadeira de balanço na sala de jantar), ali bordava, recebia as amigas e o vigário, dando audiências, discutindo o tempo. [...] a excelente dona inácia era mestra na arte de judiar de crianças. vinha da escravidão, fora senhora de escravos – e daquelas ferozes, amigas de ouvir cantar o bolo e zera ao regime novo – essa indecência de negro igual. [...] a narrativa focaliza um momento histórico-social de valores contraditórios. essa contradição infere-se, no contexto, pela a) ironia do padre a respeito da senhora, que era perversa com as crianças. b) resistência da senhora em aceitar a liberdade dos negros, evidenciada no final do texto. c) rejeição aos criados por parte da senhora, que preferia tratá-los com castigos. qual a principal diferença entre um conto e um romance? a) a temática, um romance apenas trata de relacionamentos amorosos b) o desenvolvimento do conto com apenas um conflito principal. c) conto e romance são a mesma coisa garcia tinha-se chegado ao cadáver, levantara o lenço e contemplara por alguns instantes as feições defuntas. depois, como se a morte espiritualizasse tudo, inclinou-se e beijou-a na testa. foi nesse momento que fortunato chegou à porta. estacou assombrado; não podia ser o beijo da amizade, podia ser o epílogo de um livro adúltero [...]. entretanto, garcia inclinou-se ainda para beijar outra vez o cadáver, mas então não pôde mais. o beijo rebentou em soluços, e os olhos não puderam conter as lágrimas, que vieram em borbotões, lágrimas de amor calado, e irremediável desespero. fortunato, à porta, onde ficara, saboreou tranquilo essa explosão de dor moral que foi longa, muito longa, deliciosamente longa. assis, m. a causa secreta. no fragmento, o narrador adota um ponto de vista que acompanha a perspectiva de fortunato. o que singulariza esse procedimento narrativo é o registro do(a)
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A contradição aparece na letra B: Resistência da senhora em aceitar a liberdade dos negros, evidenciada no final do texto.
O momento histórico-social de valores contraditórios ocorre quando D. Inácia apresenta resistência na aceitação da liberdade dos negros.
Ou seja, a personagem construída por Monteiro Lobato, não é favorável a libertação dos escravos.
O texto apresenta uma ironia do autor Monteiro Lobato, porque D. Inácia era uma escravocrata, por isso, a resistência em querer a liberdade dos escravos.
A personagem faz parte do conto Negrinha, escrito em 1920, que mostra como a sociedade tratava os negros como escravos.
Abraços!
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