Turma:
Autor:
2BIM - HIST - Expansão europeia nos séculos XV e XVI: Antecedentes - 2 SÉRIE EM - 12/05/2021
Analisar os significados históricos das relações de poder entre as nações, confrontando formas de interação cultural, social e econômica, em contextos históricos específicos.
12/05/21 - 2ª série do EM - História - Expansão europeia nos séculos XV e XVI: Antecedentes
Qual das alternativas abaixo representa um fator decisivo para que os reis europeus se aproximassem da burguesia mercantil?
a. Rivalidades com a Igreja Católica, que condenava as atividades mercantis, como a usura;
b. Boa parte do poder econômico dos reinos vinha dos lucros das atividades mercantis, convertidos em impostos pagos pelos burgueses;
c. Reação retaliativa dos reis em relação à Magna Carta (1215), que permitia à nobreza limitar o poder dos reis na Inglaterra;
d. Todas as anteriores.
Soluções para a tarefa
Resposta: B)
Explicação: confia no pai
O fator decisivo para que os reis europeus se aproximassem da burguesia mercantil foi o fato de que boa parte do poder econômico dos reinos vinha dos lucros das atividades mercantis, convertidos em impostos pagos pelos burgueses. Letra B.
A burguesia era uma classe social surgida no fim da Idade Média, composta por comerciantes, os donos dos meios de produção, que por consequência faziam o dinheiro circular ao comercializar e empregar proletariados.
Era, portanto, uma classe social poderosa, influente em questões políticas e econômicas de uma sociedade.
Enriqueceu graças ao enfraquecimento do sistema feudalista, que propiciou a expansão de suas formas comerciais.
A palavra burguesia vem de “burgo”, as pequenas cidades fruto do ressurgimento da atividade comercial, sendo os burgueses, seus moradores.
Fique por dentro do assunto:
brainly.com.br/tarefa/557962
Bons estudos!