tudo sobre o Paquistão? curiosidades, economia etc...
Soluções para a tarefa
Resposta:
Localizado na Ásia, o Paquistão limita-se com a Índia (a leste), China (ao norte), Afeganistão e Irã (a oeste), além de ser banhado pelo Oceano Índico (ao sul). A porção norte do território nacional abriga uma parte da cordilheira do Himalaia.
O Paquistão é altamente militarizado, possuindo, inclusive, armas nucleares. O país se envolveu em tensões políticas com os Estados Unidos por abrigar integrantes da milícia Taliban, perseguidos no Afeganistão.
Segundo estudos recentes, a maioria da população paquistanesa vive com dois dólares por dia. Conforme dados de 2.007, o PIB do Paquistão somou 437,50 bilhões de dólares, o PIB per capita foi de 2.600 dólares. ... A moeda da República Islâmica do Paquistão é a rupia paquistanesa.
Localizado ao sul da Ásia Central, o Paquistão é um dos países mais populosos do mundo. ... Com 182 milhões de habitantes, o Paquistão é o sexto país mais populoso do planeta. As cidades mais populosas são Karachi, Lahore, Faisalabad, Rawapindi e Multan. Com 13 milhões de habitantes, Karachi é a mais populosa.
No país, as plantações predominantes são: trigo, algodão, arroz e sorgo. Essas plantações são responsáveis por movimentar parte da economia e gerar milhares de empregos no país. Porém, o que mais movimenta a economia no país, são as indústrias têxtil, que são muito bem desenvolvidas, sendo responsáveis por movimentar e empregar um enorme número de pessoas no país.
culinária: As cozinhas do Paquistão oferecem uma grande variedade de sabores de pratos que são incomparáveis.
Os alimentos de lá são influenciados pela cultura regional e alimentos históricos do sul da Ásia. As iguarias e pratos paquistaneses possuem ingredientes bem exóticos, como óleos que dão um aroma diferenciado à comida e mudam até a sua sensação na hora da mastigação. Eles usam cravos, noz moscada, sementes de cominho, folhas de louro, açafrão e cardamons.
religião: A maioria dos muçulmanos eram sunitas, estimando-se que os xiitas representariam entre 10 e 20% da população. Metade da população do país é adepta da corrente mística do Islã, o sufismo. A demografia religiosa foi fortemente influenciada pelo movimento transfronteiriço de 1947 entre o Paquistão e a Índia.
economia: Paquistão, um país pobre e subdesenvolvido, sofreu durante décadas com disputas políticas internas e reduzido investimento estrangeiro. No entanto, durante os anos 2001 e 2007 o nível de pobreza diminuiu 10%, com ajuda do gasto público.