ENEM, perguntado por Stefanykaren5616, 4 meses atrás

tudado1 - Escreva, com os algarismos indicados na tabela, os números registrados por extensoDistancia aproximadapor extensoTERRA-MARTESetenta e oitomilhões e trezentosmil quilómetrosTERRA-LUATrezentos e oitentae quatro milequatrocentosquilómetrosTERRA-SOLCento e quarene nove milhõesseiscentos milquilômetrosIndo-Arabico193000RomanoEgipcioBabilônicoMaia​

Soluções para a tarefa

Respondido por gltribo01
0

Explicação:

Nessa atividade é pedido para escrevermos em algoritmos (números) os números em extenso.

Atualmente, o sistema de representação numérica que mais utilizamos é o indo-arábico (para responder a atividade 2, vou falar mais dele). No sistema indo-arábico temos os algarismos representados pelos números: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, e 9, e são eles que vamos utilizar para escrever os números indicados.

Sabendo disso, segue a resolução!

A) Setenta e oito milhões e trezentos mil quilômetros = 78 300 000 km

B) Trezentos e oitenta e quatro mil e quatrocentos quilômetros = 384 400 km

C) Cento e quarenta e nove milhões e seiscentos mil quilômetros = 159 600 000 km

Atividade 2) Para responder a essa tarefa, vou explicar um pouco de cada sistema, assim saberemos quais são utilizados até hoje.

- Indo-Arábico: É o adotado atualmente no Brasil e o mais utilizado pelo mundo nos dias de hoje. Ele foi criado pelos Hindus que habitavam o rio Indo, entretanto, ficou conhecido mundialmente devido aos Árabes, que tiveram a tarefa de o aperfeiçoar e divulgar. Nele, os algarismos são representados por números de 0-9.

- Romano: Criado na Roma Antiga o Sistema Romano se baseia na representação dos números através de sete letras do alfabeto latino, todas maiúsculas, são elas: I, V, X, L, C, D e M

- Egípcio: O sistema de numeração egípcio, criado no Egito Antigo, é composto por 7 símbolos diferentes que significavam uma certa quantia. Para se representar uma certa quantidade, se faz um agrupamento desses símbolos de acordo com o seus significados.

- Babilônico: Criado na Babilônia antigamente, o Sistema Babilônico é baseado nas 60 unidades. Cada número até o 60 é composto por um desenho diferente, depois, é feito as somas. Nosso sistema de contar as horas é baseado nele.

- Maia: Criado pelo povo Maia, é baseado num sistema de composição de números a partir de três símbolos: um ponto, uma folha e uma reta.

Resposta: Pelo que vimos acima, os sistemas de representação numéricos que ainda utilizamos são o Romana, Babilônico e Indo-Arábico.

Perguntas interessantes