Português, perguntado por MTecch, 6 meses atrás

PERGUNTA 1

O texto de Sperança-Criscuolo (2014) permite entender que o conhecimento sobre a linguagem construído ao longo da história dos estudos linguísticos impactou fortemente a proposta de ensino de língua portuguesa no Brasil, pois

os manuais e diretrizes de ensino da língua materna são padronizados e orientados de acordo com teorias e pesquisas de cada época.

a tradição gramatical clássica fixou os parâmetros da NGB.

o ensino de língua portuguesa deixou de ser centrado na gramática e priorizou a produção e compreensão de textos a partir de gêneros textuais.

o ensino da língua portuguesa permanece vinculado à tradição greco-latina.

o ensino de língua portuguesa associa gramática e compreensão textual.


PERGUNTA 2

Considerando as diferentes concepções de gramática imanentes às teorias linguísticas, assinale as afirmações como falsa ou verdadeira:

A gramática estruturalista considera a língua como um sistema autônomo, cujo ensino privilegia situações reais de comunicação.

A abordagem gerativista entende a gramática como um componente biológico, inato e inerente a todos os falantes de uma língua.

A gramática na concepção estruturalista é entendida como um conjunto de regras que, a partir de um conjunto finto de palavras, pode gerar um conjunto infinito de sentenças.

A gramática na abordagem funcionalista desconsidera a estrutura gramatical das línguas, priorizando apenas os contextos comunicativos de seu uso.

A gramática funcional concebe um falante nativo competente em seu idioma mesmo que este não domine as regras prescritas na gramática normativa.


PERGUNTA 3

A alternativa cujas expressões melhor preenchem as lacunas presentes no trecho abaixo é:

“As correntes linguísticas mais conhecidas como o estruturalismo, o gerativismo e o funcionalismo apresentam concepções diferentes para a gramática. A tradição _____________________ ocupa-se do estudo da língua em si mesma, cuja estrutura gramatical é regida por leis internas, inerentes ao próprio sistema. A tradição ________________, por outro lado, considera a capacidade da linguagem como inata à espécie humana, geneticamente inscrita no DNA. É nessa tradição que se concebe o conceito de ______________________, que determina que as línguas naturais são compostas de princípios comuns. Já a tradição __________________ concebe a gramática como uma estrutura imersa às pressões do uso. Desse modo, o __________________, diferentemente das outras abordagens, vai além do conceito de língua como um sistema de regras isolado. Trata-se de uma concepção de gramática dependente das situações discursivas de comunicação.”

Estruturalista, gerativista, gramática universal, funcionalista, funcionalismo.

Funcionalista, estruturalista, discurso, gerativista, estruturalismo.

Funcionalista, gerativista, gramática universal, gerativista, gerativismo.

Gerativista, estruturalista, gramática universal, funcionalista, funcionalismo.

Gerativista, estruturalista, discurso, funcionalista, funcionalismo.


PERGUNTA 4

Relacione as colunas da direta às afirmações da esquerda a respeito da história da linguística:

Surgimento de várias correntes linguísticas, em que se considera as condições de produção e recepção de enunciados.

A abordagem do fenômeno sintático se torna central nas pesquisas linguísticas em relação aos níveis fonológicos e morfológicos.

Constituição da Linguística Moderna em que se privilegia a análise comparativa das línguas.

Surgimento de gramáticas de línguas vernáculas fortemente inspiradas em gramáticas clássicas.

Período em que os estudos sobre a linguagem privilegiam os níveis fonológicos e morfológicos em detrimento do nível sintático.

Período de destaque para pesquisas em fonética (Donato, IV d.C) e em sintaxe (Prisciano, V d.C.) que serviram de base para estudos posteriores.


PERGUNTA 5

A canção ‘Flor da Idade’ de Chico Buarque traz a seguinte intertextualidade do poema 'Quadrilha' de Carlos Drummond de Andrade:

Carlos amava Dora que amava Lia que amava Léa que amava Paulo que amava Juca que amava Dora que amava
Carlos amava Dora que amava Rita que amava Dito que amava Rita que amava Dito que amava Rita que amava
Carlos amava Dora que amava Pedro que amava tanto que amava a filha que amava Carlos que amava Dora que amava toda a quadrilha. (Flor da Idade - Chico Buarque - LETRAS.MUS.BR)

O recurso sintático empregado pelo autor na construção desses versos é um exemplo típico de um princípio da gramática na abordagem

Gerativista.
Funcionalista.
Gerativista e funcionalista.
Estruturalista.
Estruturalista e funcionalista.

Soluções para a tarefa

Respondido por andrealbuquerque2003
6

Resposta:

1) Os manuais e diretrizes de ensino da língua materna são padronizados e orientados de acordo com teorias e pesquisas de cada época

2) V,V,V,V,V,V

3) Estruturalista, gerativista, gramática universal, funcionalista, funcionalismo.

4)

5) Gerativista

Explicação:


edwardoeick: Você não sabe a quarta pergunta, por favor. As outras eu fiz, só faltou justamente esta
edwardoeick: Obrigado
gidourados: A 2 está incorreta, não são todas as respostas verdadeiras.
gidourados: Resposta: F, V, F, F, V
leothomazcosta: F, V, F, F, V
scarmezini: também tá errada é só uma falsa
scarmezini: pq pus td v e tirei 0,8
Perguntas interessantes