Filosofia, perguntado por vr007114, 3 meses atrás

Qual é a definição dada por Adam Smith para mão invisível?
2. Aponte três características da mão invisível:
3. Quais os benefícios sociais da mão invisível?
4. Para Adam Smith é um problema o ser humano se comportar de forma egoísta na economia?
5. Cite dois exemplos onde você observa os benefícios da mão invisível.

Soluções para a tarefa

Respondido por glaucrivellari
2

Resposta:

1.Segundo ele, se a economia fosse livre, sem intervenção alguma de órgãos externos ou do governo, ela irá regular de forma automática, como se houvesse uma mão invisível por trás de tudo, fazendo com que os preços dos produtos fossem ditados pelo próprio mercado, conforme sua necessidade

2.•Defesa da sociedade contra inimigos externos.

•Proteção dos indivíduos contra ofensas mútuas.

•Realizações de obras públicas que não pudessem ser realizadas pela iniciativa privada.

3.O primeiro benefício é que, para os consumidores, a oferta de produtos estará sempre alinhada com seus interesses. Por exemplo, produtos de baixa qualidade vão sair do mercado por força da falta de demanda.

O segundo benefício é que, tanto para fornecedores quanto para consumidores, o nível de preços vai tender a um ponto de equilíbrio. É o balanço entre o máximo que os compradores estão dispostos a pagar e o mínimo que os vendedores estão dispostos a receber.

O terceiro benefício é que, para os fornecedores, os recursos vão se alocar da forma mais eficiente. Por exemplo, o fornecedor que reconhece uma baixa demanda por um de seus produtos vai retirá-lo do mercado e redirecionar os recursos que eram usados em sua produção para outros bens, que recebem maior demanda. Assim, ele provavelmente venderá mais.

4. Smith não via como um problema o fato de o ser humano se comportar de forma egoísta na economia. Afinal, o resultado desse comportamento, quando ocorre na competição em um livre mercado, é positiva para a sociedade.

5. Concorrência: Caracteriza-se por haver muitos concorrentes vendendo um determinado produto (ou serviço) com muitos similares, os quais podem ser facilmente substituídos. E, nesse caso, a competição favorece os consumidores, com produtos de qualidade e com preços cada vez menores. (Exemplo: o setor de Extrato de Tomates, Xampus, Massa, Biscoitos, etc.)

Oligopólio: Caracteriza-se por haver uns poucos fornecedores de um determinado produto (ou serviço), para o qual existem poucos substitutos ou similares. Se o setor for competitivo, o monopólio é benéfico para o consumidor. (Exemplo: o setor de telefonia móvel no Brasil, onde existem apenas quatro fornecedores – Vivo, Claro, TIM e Oi – é benéfico para os consumidores, pois o setor de telefonia móvel está em franco crescimento.

Perguntas interessantes